Os erros manifestados pelos estudantes durante as aulas carregam consigo uma grande potencialidade no processo de ensino-aprendizagem. Tais erros podem sinalizar a existência de fragilidades no planejamento do professor, permitindo a este modificá-lo na medida que for necessário, de modo a favorecer o processo de aprendizagem. Ao ser encarado dessa forma, o erro deixa de ser um vilão que deve ser combatido, para se tornar um aliado, possibilitando que se perca o medo de errar. No entanto, apenas identificar esses erros e considera-los como possíveis aliados da aprendizagem não garante que os estudantes venham a corrigi-los de forma satisfatória. Torna-se importante que o professor tenha clareza do tipo de erro que foi manifestado, assim como a causa que levou à sua manifestação. Diferentemente de uma aula convencional, consideramos que o ensino investigativo é uma proposta metodológica que nos permite identificar esses elementos. Ao confrontar o estudante com situações que exijam dele capacidades e habilidades diversas, será possível identificar os erros manifestados, classifica-los quantos aos seus tipos, identificar as possíveis causas para o seu surgimento e poder dar os devidos encaminhamentos para a sua correção. O intuito deste trabalho é apresentar uma cartilha que tem como propósito possibilitar a reflexão sobre os aspectos relacionados aos erros que se manifestam ao longo das aulas, principalmente no que diz respeito aos seus diferentes tipos e as causas da sua manifestação. Dessa forma, esperamos que os professores possam ter um olhar diferenciado em relação a esses erros, aproveitando ao máximo as suas potencialidades.