Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS EM ESPAÇO NÃO FORMAL DE ENSINO: UM ESTUDO NO PARQUE ESTADUAL DAS DUNAS DE NATAL.

Palavra-chaves: ESPAÇOS NÃO FORMAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, BIODIVERSIDADE, UNIDADES DE CONSERVAÇÃO Pôster (PO) História da Educação
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Objetivamos traçar o perfil dos alunos visitantes desta área e tentar compreender quais os motivos responsáveis pela prática de condutas que estão em desacordo com os objetivos de preservação desta Unidade de Conservação. A pesquisa ainda visou fornecer subsídios para o desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental, que possam conscientizar os visitantes sobre a importância do parque e sobre os comportamentos que são adequados para o local. Para avaliar a percepção dos alunos visitantes do Parque, foram aplicados 170 questionários nos meses de julho e agosto de 2015, contendo 20 perguntas que abrangem desde questões de identificação pessoal à percepção ambiental. Para classificar a percepção ambiental, foram utilizadas as categorias propostas por Reigota (1995) e os dados foram analisados de acordo com a proporção das respostas através de estatística descritiva. Observamos que 61,3% dos entrevistados são do sexo feminino e 87% residem em Natal. As visitas são destinadas para lazer (65%), pratica esportiva (19%), para fins de educacionais (16%). Sobre o conceito de Meio Ambiente, 92% apresentam uma visão naturalista para o termo, sendo 68% dos entrevistados afirmaram observar a presença de animais silvestres e 72% afirmaram que há problemas em fornecer alimentos aos animais, fato este já observado (19,3%) no local. Verificamos a importância do reconhecimento da percepção ambiental como ferramenta para um maior conhecimento para utilização de espaços não formais de ensino como possibilidades de integração dos conhecimentos dos alunos.

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