Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO SOCIAL E ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS RECIFENSES: OS PAPÉIS DA MÍDIA E DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: INCLUSÃO SOCIAL, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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Almejamos contribuir para com a conscientização da sociedade sobre os direitos assegurados aos cidadãos com deficiência, visando ao desenvolvimento de atitudes sócio-políticas que promovam a inclusão social, para que a sociedade se desenvolva de forma organizada e respeitosa, e que todos tenham o seu direito de acesso à escola garantido, promovendo o aumento da acessibilidade. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica e documental em leis, decretos e textos que tratam do tema investigado, relacionando-o à Mídia e à Educação. Concluímos que é urgente cumprir as normas e a legislação de acessibilidade, e melhorar as condições de acesso às escolas brasileiras, e, tanto a Mídia, quanto a Educação têm papel fundamental no processo de esclarecimento da sociedade e cobrança aos poderes públicos para as conquistas dos deficientes físicos. Portanto, torna-se necessário que a Mídia convoque o poder público a investir na criação de políticas públicas de acessibilidade. Por sua vez, à Educação cabe a conscientização e a qualificação relativas às pessoas, capacitando e motivando os envolvidos no processo para cobrarem direitos, praticando os valores de uma sociedade livre e justa a todos.Historicamente, as escolas não foram organizadas para atender as diferenças, fato que gerou exclusão social e educacional das pessoas com deficiência, e nas esc" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO SOCIAL, ACESSIBILIDADE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID11681_19082016185418.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA FERREIRA PAULINO" "autor_nome_curto" => "SUZANA PAULINO" "autor_email" => "suzanafpenglish@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/UNIVERSITY OF BIRMINGHAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21236 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3556 "inscrito_id" => 11681 "titulo" => "INCLUSÃO SOCIAL E ACESSIBILIDADE NAS ESCOLAS RECIFENSES: OS PAPÉIS DA MÍDIA E DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Historicamente, as escolas não foram organizadas para atender as diferenças, fato que gerou exclusão social e educacional das pessoas com deficiência, e nas escolas públicas de Recife-PE, não é diferente. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Historicamente, as escolas não foram organizadas para atender as diferenças, fato que gerou exclusão social e educacional das pessoas com deficiência, e nas escolas públicas de Recife-PE, não é diferente. O presente artigo teve por objetivo refletir acerca da relação entre Acessibilidade, Educação e Mídia, discutindo os papéis da Mídia e da Educação na inclusão social dos portadores de deficiência. Almejamos contribuir para com a conscientização da sociedade sobre os direitos assegurados aos cidadãos com deficiência, visando ao desenvolvimento de atitudes sócio-políticas que promovam a inclusão social, para que a sociedade se desenvolva de forma organizada e respeitosa, e que todos tenham o seu direito de acesso à escola garantido, promovendo o aumento da acessibilidade. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica e documental em leis, decretos e textos que tratam do tema investigado, relacionando-o à Mídia e à Educação. Concluímos que é urgente cumprir as normas e a legislação de acessibilidade, e melhorar as condições de acesso às escolas brasileiras, e, tanto a Mídia, quanto a Educação têm papel fundamental no processo de esclarecimento da sociedade e cobrança aos poderes públicos para as conquistas dos deficientes físicos. Portanto, torna-se necessário que a Mídia convoque o poder público a investir na criação de políticas públicas de acessibilidade. Por sua vez, à Educação cabe a conscientização e a qualificação relativas às pessoas, capacitando e motivando os envolvidos no processo para cobrarem direitos, praticando os valores de uma sociedade livre e justa a todos.

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