Historicamente, as escolas não foram organizadas para atender as diferenças, fato que gerou exclusão social e educacional das pessoas com deficiência, e nas escolas públicas de Recife-PE, não é diferente. O presente artigo teve por objetivo refletir acerca da relação entre Acessibilidade, Educação e Mídia, discutindo os papéis da Mídia e da Educação na inclusão social dos portadores de deficiência. Almejamos contribuir para com a conscientização da sociedade sobre os direitos assegurados aos cidadãos com deficiência, visando ao desenvolvimento de atitudes sócio-políticas que promovam a inclusão social, para que a sociedade se desenvolva de forma organizada e respeitosa, e que todos tenham o seu direito de acesso à escola garantido, promovendo o aumento da acessibilidade. Para tanto, foi empreendida uma pesquisa bibliográfica e documental em leis, decretos e textos que tratam do tema investigado, relacionando-o à Mídia e à Educação. Concluímos que é urgente cumprir as normas e a legislação de acessibilidade, e melhorar as condições de acesso às escolas brasileiras, e, tanto a Mídia, quanto a Educação têm papel fundamental no processo de esclarecimento da sociedade e cobrança aos poderes públicos para as conquistas dos deficientes físicos. Portanto, torna-se necessário que a Mídia convoque o poder público a investir na criação de políticas públicas de acessibilidade. Por sua vez, à Educação cabe a conscientização e a qualificação relativas às pessoas, capacitando e motivando os envolvidos no processo para cobrarem direitos, praticando os valores de uma sociedade livre e justa a todos.