Resumo: A presente pesquisa problematizou a relação estabelecida entre o Programa Bolsa Família – PBF - e a educação no sentido de compreender se o mesmo exerce efeitos na vida escolar de seus beneficiários, bem como seus possíveis efeitos na superação da situação de vulnerabilidade social de famílias beneficiárias. O estudo foi orientado pela seguinte questão: quais as diretrizes do PBF para a educação e em que medida elas se efetivam como mecanismos operatórios no desempenho escolar dos beneficiários e na promoção da superação da vulnerabilidade social? Em face desta questão, a pesquisa teve por objetivo analisar se e como o Programa Bolsa Família gera efeitos no desempenho escolar e na superação da situação de vulnerabilidade social das famílias beneficiárias. O campo de coleta de dados ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Professor Cícero Severo Lopes, localizada na cidade de São Domingos – Paraíba. Sob uma perspectiva crítica da análise de nossas políticas sociais, em especial das políticas focalizadas, entre as quais se insere o PBF, no sentido de explorar as contradições inerentes às mesmas. Contudo, nesta pesquisa, percebe-se a necessidade de maior informação e orientação a respeito do PBF e das condicionalidades, pois, apesar de a aplicação dos recursos do PBF ser realizada, na percepção dos agentes, de maneira adequada para a maioria das mulheres assistidas, ficou claro que a melhor compreensão, por parte das mulheres, sobre a importância do PBF tornaria mais fácil o cumprimento do que lhes é demandado.
Palavras-chaves: Escola, Bolsa Família, Políticas Públicas.