FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NAS LICENCIATURAS DA UPE MATA NORTE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21083 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2750 "inscrito_id" => 8599 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NAS LICENCIATURAS DA UPE MATA NORTE" "resumo" => "Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a obrigatoriedade das universidades, promoverem uma educação que contemple as relações étnico-raciais nos seus cursos de licenciaturas. A pesquisa está sendo realizada na UPE, campus Mata Norte, nas Licenciaturas oferecidas pela instituição. O interesse da educação se volta para a cidadania e a convivência com a diversidade. Assim, a lei 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino de história da África e dos africanos no Brasil, como forma de corrigir a ausência desses conteúdos no cotidiano de sala de aula, além da pouca profundidade com que tais assuntos sempre foram tratados dentro do campo educacional. Como é sabido, as mudanças em curso na sociedade têm alcançado o campo educacional, um desses efeitos foi o surgimento do multiculturalismo, propondo um modelo de educação que não crie rupturas entre as diferentes histórias subjetivas individuais e a heterogeneidade cultural que constituem as relações sociais. O multiculturalismo ampliou a discussão para as questões das identidades, das culturas, das etnias, dos gêneros, das políticas. A sociedade pós-moderna requer uma educação intercultural quanto aos conhecimentos e aos valores. É nesse contexto que se insere a necessidade de se promover o respeito e a valorização da diversidade, com a prática dos ensinamentos das relações étnico-raciais e o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. A pesquisa mostra até o momento, uma lacuna na UPE – Mata Norte no sentido de atender as mudanças propostas na LDB 939496 Lei 10639\x003." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS;, CULTURA AFRO-BRASILEIRA;, EDUCAÇÃO MULTICULTURAL;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID8599_17082016170358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA FORMIGA MACIEL ALVES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA FORMIG" "autor_email" => "patriciafmalves@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21083 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2750 "inscrito_id" => 8599 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EM BUSCA DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS NAS LICENCIATURAS DA UPE MATA NORTE" "resumo" => "Resumo: O objetivo deste trabalho é discutir a obrigatoriedade das universidades, promoverem uma educação que contemple as relações étnico-raciais nos seus cursos de licenciaturas. A pesquisa está sendo realizada na UPE, campus Mata Norte, nas Licenciaturas oferecidas pela instituição. O interesse da educação se volta para a cidadania e a convivência com a diversidade. Assim, a lei 10.639/03 estabelece a obrigatoriedade do ensino de história da África e dos africanos no Brasil, como forma de corrigir a ausência desses conteúdos no cotidiano de sala de aula, além da pouca profundidade com que tais assuntos sempre foram tratados dentro do campo educacional. Como é sabido, as mudanças em curso na sociedade têm alcançado o campo educacional, um desses efeitos foi o surgimento do multiculturalismo, propondo um modelo de educação que não crie rupturas entre as diferentes histórias subjetivas individuais e a heterogeneidade cultural que constituem as relações sociais. O multiculturalismo ampliou a discussão para as questões das identidades, das culturas, das etnias, dos gêneros, das políticas. A sociedade pós-moderna requer uma educação intercultural quanto aos conhecimentos e aos valores. É nesse contexto que se insere a necessidade de se promover o respeito e a valorização da diversidade, com a prática dos ensinamentos das relações étnico-raciais e o ensino de História e cultura afro-brasileira e africana. A pesquisa mostra até o momento, uma lacuna na UPE – Mata Norte no sentido de atender as mudanças propostas na LDB 939496 Lei 10639\x003." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "RELAÇÕES ÉTNICO- RACIAIS;, CULTURA AFRO-BRASILEIRA;, EDUCAÇÃO MULTICULTURAL;, FORMAÇÃO DE PROFESSORES." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA9_ID8599_17082016170358.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA FORMIGA MACIEL ALVES" "autor_nome_curto" => "PATRICIA FORMIG" "autor_email" => "patriciafmalves@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }