O QUE PENSAM ALUNOS E EQUIPES PROFISSIONAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO FORTALECIMENTO DOS PROCESSOS DE RESILIÊNCIA EM ADOLESCENTES NO MEIO ESCOLAR
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Para este fim, utilizamos questionários. Nossos objetivos foram investigar a percepção dos profissionais em relação a como o ambiente escolar pode fortalecer a resiliência dos alunos adolescentes, conhecer a percepção dos mesmos sobre o ambiente escolar e relações interpessoais em seu interior, além de realizar uma análise comparativa dos dados obtidos. As três (alunos, professores e equipe escolar) esferas pesquisadas, consideraram ser necessário posturas mais humanas para o fortalecimento da relação interpessoal, pois instiga a formação de laços afetivos e de valores e princípios, tais como: a confiança e o respeito, sem descartar o aparato técnico. Para os professores, é fundamental proporcionar um ambiente escolar mais rico e estimulante, além de priorizar uma pedagogia “afetiva”, materializada em elogios e diálogos, ouvindo seus anseios e dificuldades, “acordando-os”. 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