EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEODIVERSIDADE NA GRANDE NATAL/RN
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20750 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1752 "inscrito_id" => 11183 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEODIVERSIDADE NA GRANDE NATAL/RN" "resumo" => "A Geodiversidade é um conceito construído para discutir as diversas potencialidades naturais dos lugares. No Rio Grande do Norte, Nordeste brasileiro, diversos espaços que resguardam características do meio físico vêm sendo comprometidos em função do elevado grau de urbanização. Na Região Metropolitana da Grande Natal, o patrimônio ambiental (histórico geográfico) é parcialmente tombado pelo poder público. Localizados em sítios de elevada pressão demográfica, os monumentos históricos e naturais representam oportunidades de construção do conhecimento sobre a geodiversidade potiguar. O objetivo deste artigo é discutir a geodiversidade da Grande Natal por meio das práticas de visitação aos elementos do patrimônio ambiental. A metodologia é baseada em revisão da literatura científica, trabalhos de campo e representação cartográfica. Os resultados apontam que as características ambientais da Grande Natal apresentam grande potencial paisagístico favorável ao aprendizado. Assim, a Educação Ambiental pode ser praticada tomando como referência lugares estratégicos que evidenciam natureza e cultura" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PATRIMÔNIO AMBIENTAL, GEODIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID11183_15082016141523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO CORREIA SARAIVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JOÃO CORREIA" "autor_email" => "joao.correia@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "IFRN NATAL CENTRAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20750 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1752 "inscrito_id" => 11183 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GEODIVERSIDADE NA GRANDE NATAL/RN" "resumo" => "A Geodiversidade é um conceito construído para discutir as diversas potencialidades naturais dos lugares. No Rio Grande do Norte, Nordeste brasileiro, diversos espaços que resguardam características do meio físico vêm sendo comprometidos em função do elevado grau de urbanização. Na Região Metropolitana da Grande Natal, o patrimônio ambiental (histórico geográfico) é parcialmente tombado pelo poder público. Localizados em sítios de elevada pressão demográfica, os monumentos históricos e naturais representam oportunidades de construção do conhecimento sobre a geodiversidade potiguar. O objetivo deste artigo é discutir a geodiversidade da Grande Natal por meio das práticas de visitação aos elementos do patrimônio ambiental. A metodologia é baseada em revisão da literatura científica, trabalhos de campo e representação cartográfica. Os resultados apontam que as características ambientais da Grande Natal apresentam grande potencial paisagístico favorável ao aprendizado. Assim, a Educação Ambiental pode ser praticada tomando como referência lugares estratégicos que evidenciam natureza e cultura" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PATRIMÔNIO AMBIENTAL, GEODIVERSIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID11183_15082016141523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOAO CORREIA SARAIVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JOÃO CORREIA" "autor_email" => "joao.correia@ifrn.edu.br" "autor_ies" => "IFRN NATAL CENTRAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }