A história das escolhas que fazemos está relativamente permeada pelas marcas da própria trajetória que vivenciamos. As muitas histórias com as quais convivemos, os sonhos e projetos, por vezes representam as influências recebidas e/ou heranças de convivências, materializadas em modelos pessoais e profissionais que inspiram escolhas e decisões, sejam no presente ou no futuro. Com isso, o objetivo deste recorte de pesquisa está em apresentar a concepção de professores e alunos sobre a importância da História da Matemática materializada na formação do professor. Foram entrevistados quatro professores e três alunos das Universidades Públicas do Estado da Paraíba. A entrevista foi fundamental para conhecermos as realidades que permeiam a disciplina de História da Matemática e para compreendermos a luz dos nossos objetivos que a disciplina percebe-se, que há um entusiasmo maior relativo ao estudo da história propriamente dita, minimizando a importância da história por seu potencial pedagógico para sua própria formação. As pesquisas estão falando sobre a História da Matemática no discurso geral e pedagógico, na tentativa de compor um quadro teórico para a formação do professor. Para a análise das entrevistas construímos duas categorias, a História da Matemática como contribuição para a formação do professor e a História da Matemática importante para a formação do professor. E percebemos que a História da Matemática aproxima os saberes e os relaciona não apenas com a Matemática, mas com os acontecimentos da sociedade em seu contexto geral.