Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELA PROFESSORA DE CIÊNCIAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO SISTEMA PRISIONAL DE PARNAÍBA-PI

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO PRISIONAL, EJA, DIFICULDADES Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20314
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2935
    "inscrito_id" => 4992
    "titulo" => "AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELA PROFESSORA DE CIÊNCIAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO SISTEMA PRISIONAL DE PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "A educação é um direito de todos, inclusive daqueles privados de liberdade, de maneira que a Educação de Jovens e Adultos dentro dos presídios necessitam de professores dispostos e qualificados para trabalhar com um público tão diferenciado. Essa modalidade é de suma importância no desenvolvimento científico e no senso crítico dos beneficiados desse modelo educacional. Este artigo tem como objetivo analisar a vivência e as dificuldades encontradas de uma educadora prisional, conhecendo até que ponto a realidade desse sistema auxilia à construção da cidadania e ao retorno desses indivíduos à sociedade. O presente trabalho centrou-se como método investigativo através de um questionário com 10 questões semiabertas, que foi aplicado a uma professora de ciências, onde foi explanada sua formação acadêmica e suas dificuldades perante o exercício de sua profissão na unidade prisional Fontes Ibiapina, sendo a única localizada na cidade de Parnaíba-Piauí. Assim, foi possível conhecer as dificuldades encontradas pela professora que atua no ensino da EJA no âmbito prisional, com seus problemas no decorrer da sua rotina educacional e sua concepção de trabalhar com alunos do sistema carcerário, sendo constada como principal preocupação da docente entrevistada a segurança dentro do âmbito carcerário, porém mesmo diante os desafios a mesma relatou gostar do trabalho com a clientela em questão, pois para ela é algo gratificante. Tais relatos promoveram assim uma reflexão sobre a importância dessa modalidade dentro da formação inicial e continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PRISIONAL, EJA, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID4992_17082016201628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA VIEIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA LEITE"
    "autor_email" => "andreavile@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20314
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2935
    "inscrito_id" => 4992
    "titulo" => "AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELA PROFESSORA DE CIÊNCIAS NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO SISTEMA PRISIONAL DE PARNAÍBA-PI"
    "resumo" => "A educação é um direito de todos, inclusive daqueles privados de liberdade, de maneira que a Educação de Jovens e Adultos dentro dos presídios necessitam de professores dispostos e qualificados para trabalhar com um público tão diferenciado. Essa modalidade é de suma importância no desenvolvimento científico e no senso crítico dos beneficiados desse modelo educacional. Este artigo tem como objetivo analisar a vivência e as dificuldades encontradas de uma educadora prisional, conhecendo até que ponto a realidade desse sistema auxilia à construção da cidadania e ao retorno desses indivíduos à sociedade. O presente trabalho centrou-se como método investigativo através de um questionário com 10 questões semiabertas, que foi aplicado a uma professora de ciências, onde foi explanada sua formação acadêmica e suas dificuldades perante o exercício de sua profissão na unidade prisional Fontes Ibiapina, sendo a única localizada na cidade de Parnaíba-Piauí. Assim, foi possível conhecer as dificuldades encontradas pela professora que atua no ensino da EJA no âmbito prisional, com seus problemas no decorrer da sua rotina educacional e sua concepção de trabalhar com alunos do sistema carcerário, sendo constada como principal preocupação da docente entrevistada a segurança dentro do âmbito carcerário, porém mesmo diante os desafios a mesma relatou gostar do trabalho com a clientela em questão, pois para ela é algo gratificante. Tais relatos promoveram assim uma reflexão sobre a importância dessa modalidade dentro da formação inicial e continuada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO PRISIONAL, EJA, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA12_ID4992_17082016201628.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREA VIEIRA LEITE"
    "autor_nome_curto" => "ANDREA LEITE"
    "autor_email" => "andreavile@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A educação é um direito de todos, inclusive daqueles privados de liberdade, de maneira que a Educação de Jovens e Adultos dentro dos presídios necessitam de professores dispostos e qualificados para trabalhar com um público tão diferenciado. Essa modalidade é de suma importância no desenvolvimento científico e no senso crítico dos beneficiados desse modelo educacional. Este artigo tem como objetivo analisar a vivência e as dificuldades encontradas de uma educadora prisional, conhecendo até que ponto a realidade desse sistema auxilia à construção da cidadania e ao retorno desses indivíduos à sociedade. O presente trabalho centrou-se como método investigativo através de um questionário com 10 questões semiabertas, que foi aplicado a uma professora de ciências, onde foi explanada sua formação acadêmica e suas dificuldades perante o exercício de sua profissão na unidade prisional Fontes Ibiapina, sendo a única localizada na cidade de Parnaíba-Piauí. Assim, foi possível conhecer as dificuldades encontradas pela professora que atua no ensino da EJA no âmbito prisional, com seus problemas no decorrer da sua rotina educacional e sua concepção de trabalhar com alunos do sistema carcerário, sendo constada como principal preocupação da docente entrevistada a segurança dentro do âmbito carcerário, porém mesmo diante os desafios a mesma relatou gostar do trabalho com a clientela em questão, pois para ela é algo gratificante. Tais relatos promoveram assim uma reflexão sobre a importância dessa modalidade dentro da formação inicial e continuada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • KARINE de sousa

    muito bom o Artigo, recomendo a lerem...parabéns!!

    14/11/2020 22:07:49

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.