Resumo: Seguir uma trajetória representa trazer à tona os caminhos percorridos com todos os obstáculos possíveis na caminhada. Nesse ínterim, objetivamos compreender como os movimentos sociais do campo, principalmente o Movimento dos Sem Terra (MST) consegue nessas lutas e embates, às conquistas cotidianas tanto no que se refere à Educação do Campo em suas escolas nos assentamentos e acampamentos, bem como nos cursos de Graduação e até Pós-Graduação que tem conseguido historicamente, enquanto movimento social combativo, organizado e forte com suas bandeiras de lutas. Nesse sentido, buscamos traçar essa trajetória que cheia de percalços, desafios, sofrimentos, porém, coroada com algumas conquistas ao longo destas duas últimas décadas. Outrossim, não é nossa intenção, esgotar as discussões, nem tampouco nos colocarmos como detentores da verdade. Porém, buscamos com fidedignidade, através da realização desta pesquisa de natureza qualitativa, embasada nos moldes de pesquisa bibliográfica, como esses movimentos conseguiram avançar nessas discussões no ensino dado aos povos do campo brasileiro, e como eles conseguiram, do campo ao campus, percorrer essa trajetória, que não cessa, mas está em contínua construção.