O presente trabalho objetiva apresentar a produção do conhecimento sobre a formação humana no Ensino Médio Integrado (EMI). Para isso, procura ampliar a compreensão acerca das concepções de formação humana presentes nas publicações que tratam desta forma de oferta de educação básica evidenciando seus fundamentos teóricos. A pesquisa, de cunho bibliográfico, tem como metodologia o levantamento das publicações constantes no repositório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A partir dos dados coletados, traça um breve panorama acerca das concepções de formação humana no processo de integração entre ensino médio e educação profissional no Brasil, por meio dos trabalhos publicados no Portal entre 2000 e 2015. As conclusões deste estudo revelam que o Ensino Médio Integrado é, como a educação brasileira em geral, marcado pela dualidade estrutural e sua materialidade, embasada numa concepção de educação politécnica ainda não se encontra efetivada na sociedade brasileira. O estudo revela ainda que, apesar das limitações impostas pelo sistema capitalista, o EMI se constitui como possibilidade de contribuição para uma formação emancipatória da classe trabalhadora.