Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à educação ambiental, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes ao meio ambiente, o objetivo da pesquisa foi chamar a atenção para o quanto é relevante o uso do Lúdico para o ensino sobre Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental na Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho, promovendo a interação, dedicação e aprendizado, é importante que o educador tenha essa preocupação em facilitar o aprendizado e é fundamental que o aluno tenha consciência ambiental desde cedo, que ele se divirta aprendendo para que fique mais fácil e menos cansativo tanto na hora de aprender quanto quando for colocar em prática o que foi ensinado. O trabalho foi realizado com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho no município de Caxias-MA. A pesquisa se desenvolveu em dois momentos, foram realizados dois encontros semanais, com cerca de 50 minutos cada, teve-se inicio no mês de março e se estendeu até o mês de agosto, durante os dias da semana aulas teóricas sobre educação ambiental dando ênfase ao uso de resíduos sólidos (lixo), também à economia de energia elétrica e água, e aos sábados práticas sobre os assuntos abordados anteriormente sobre o objeto de estudo foram as 3 turmas de 5º ano presentes na escola. A parte teórica contou com uma apresentação prévia do projeto para as crianças, foram trabalhadas também temáticas como: reciclagem, coleta seletiva, reutilização, dentre outros. Em um segundo momento foi realizada de fato o encontro para a atividade lúdica, com o objetivo de incentivo à afinidade com Educação Ambiental e para maior interação da turma, produziu-se crachás com imagens relacionadas à temas referentes ao meio ambiente, demonstraram grande afinidade com o tema graças às aulas teóricas em sala, também demonstraram intimidade com os materiais utilizados, interagiram entre si de forma satisfatória e fizeram perguntas contundentes à respeito do tema, para finalizar produziu-se um mural com tinta e as marcas das mãos de todos os alunos, professores e também dos responsáveis pelo projeto. Durante as aulas teóricas notou-se que os alunos se interessaram bastante pelos vídeos educativos, com muita música e imagens coloridas eles prenderam a atenção de todos e aguçaram sua curiosidade acerca do tema, A parte prática foi de suma importância visto que fez-se necessário colocar em prática o aprendizado relacionando o que foi adquirido em sala com o que deve ser praticado dentro e fora dela sempre incentivando a ter a consciência ambiental. De acordo com os resultados do presente projeto é possível perceber o quão eficaz é trabalhar com educação ambiental de forma lúdica, notou-se a relevância da interação existente entre todos os participantes da pesquisa e notou-se que o processo de ensino aprendizagem que por vezes é complexo não é diferente quando se trata de Educação Ambiental, portanto há que se ter dinamismo e motivação.