A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20076 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3409 "inscrito_id" => 6436 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à educação ambiental, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes ao meio ambiente, o objetivo da pesquisa foi chamar a atenção para o quanto é relevante o uso do Lúdico para o ensino sobre Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental na Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho, promovendo a interação, dedicação e aprendizado, é importante que o educador tenha essa preocupação em facilitar o aprendizado e é fundamental que o aluno tenha consciência ambiental desde cedo, que ele se divirta aprendendo para que fique mais fácil e menos cansativo tanto na hora de aprender quanto quando for colocar em prática o que foi ensinado. O trabalho foi realizado com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho no município de Caxias-MA. A pesquisa se desenvolveu em dois momentos, foram realizados dois encontros semanais, com cerca de 50 minutos cada, teve-se inicio no mês de março e se estendeu até o mês de agosto, durante os dias da semana aulas teóricas sobre educação ambiental dando ênfase ao uso de resíduos sólidos (lixo), também à economia de energia elétrica e água, e aos sábados práticas sobre os assuntos abordados anteriormente sobre o objeto de estudo foram as 3 turmas de 5º ano presentes na escola. A parte teórica contou com uma apresentação prévia do projeto para as crianças, foram trabalhadas também temáticas como: reciclagem, coleta seletiva, reutilização, dentre outros. Em um segundo momento foi realizada de fato o encontro para a atividade lúdica, com o objetivo de incentivo à afinidade com Educação Ambiental e para maior interação da turma, produziu-se crachás com imagens relacionadas à temas referentes ao meio ambiente, demonstraram grande afinidade com o tema graças às aulas teóricas em sala, também demonstraram intimidade com os materiais utilizados, interagiram entre si de forma satisfatória e fizeram perguntas contundentes à respeito do tema, para finalizar produziu-se um mural com tinta e as marcas das mãos de todos os alunos, professores e também dos responsáveis pelo projeto. Durante as aulas teóricas notou-se que os alunos se interessaram bastante pelos vídeos educativos, com muita música e imagens coloridas eles prenderam a atenção de todos e aguçaram sua curiosidade acerca do tema, A parte prática foi de suma importância visto que fez-se necessário colocar em prática o aprendizado relacionando o que foi adquirido em sala com o que deve ser praticado dentro e fora dela sempre incentivando a ter a consciência ambiental. De acordo com os resultados do presente projeto é possível perceber o quão eficaz é trabalhar com educação ambiental de forma lúdica, notou-se a relevância da interação existente entre todos os participantes da pesquisa e notou-se que o processo de ensino aprendizagem que por vezes é complexo não é diferente quando se trata de Educação Ambiental, portanto há que se ter dinamismo e motivação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LÚDICO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID6436_19082016010303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA MARIA LUZ FREITAS SOARES" "autor_nome_curto" => "RITA LUZ" "autor_email" => "ritaluzfreitass@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20076 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3409 "inscrito_id" => 6436 "titulo" => "A RELEVÂNCIA DO LÚDICO NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Sabe-se da importância de se tratar assuntos referentes à educação ambiental, pois, é notória, a relevância que o estudo deste tipo de contribuição proporciona ao se misturar com a curiosidade natural das pessoas e estimular questionamentos e interesses referentes ao meio ambiente, o objetivo da pesquisa foi chamar a atenção para o quanto é relevante o uso do Lúdico para o ensino sobre Educação Ambiental para alunos do Ensino Fundamental na Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho, promovendo a interação, dedicação e aprendizado, é importante que o educador tenha essa preocupação em facilitar o aprendizado e é fundamental que o aluno tenha consciência ambiental desde cedo, que ele se divirta aprendendo para que fique mais fácil e menos cansativo tanto na hora de aprender quanto quando for colocar em prática o que foi ensinado. O trabalho foi realizado com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Municipal Engenheiro Jadihel Carvalho no município de Caxias-MA. A pesquisa se desenvolveu em dois momentos, foram realizados dois encontros semanais, com cerca de 50 minutos cada, teve-se inicio no mês de março e se estendeu até o mês de agosto, durante os dias da semana aulas teóricas sobre educação ambiental dando ênfase ao uso de resíduos sólidos (lixo), também à economia de energia elétrica e água, e aos sábados práticas sobre os assuntos abordados anteriormente sobre o objeto de estudo foram as 3 turmas de 5º ano presentes na escola. A parte teórica contou com uma apresentação prévia do projeto para as crianças, foram trabalhadas também temáticas como: reciclagem, coleta seletiva, reutilização, dentre outros. Em um segundo momento foi realizada de fato o encontro para a atividade lúdica, com o objetivo de incentivo à afinidade com Educação Ambiental e para maior interação da turma, produziu-se crachás com imagens relacionadas à temas referentes ao meio ambiente, demonstraram grande afinidade com o tema graças às aulas teóricas em sala, também demonstraram intimidade com os materiais utilizados, interagiram entre si de forma satisfatória e fizeram perguntas contundentes à respeito do tema, para finalizar produziu-se um mural com tinta e as marcas das mãos de todos os alunos, professores e também dos responsáveis pelo projeto. Durante as aulas teóricas notou-se que os alunos se interessaram bastante pelos vídeos educativos, com muita música e imagens coloridas eles prenderam a atenção de todos e aguçaram sua curiosidade acerca do tema, A parte prática foi de suma importância visto que fez-se necessário colocar em prática o aprendizado relacionando o que foi adquirido em sala com o que deve ser praticado dentro e fora dela sempre incentivando a ter a consciência ambiental. De acordo com os resultados do presente projeto é possível perceber o quão eficaz é trabalhar com educação ambiental de forma lúdica, notou-se a relevância da interação existente entre todos os participantes da pesquisa e notou-se que o processo de ensino aprendizagem que por vezes é complexo não é diferente quando se trata de Educação Ambiental, portanto há que se ter dinamismo e motivação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, LÚDICO, ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID6436_19082016010303.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA MARIA LUZ FREITAS SOARES" "autor_nome_curto" => "RITA LUZ" "autor_email" => "ritaluzfreitass@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }