Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE ERROS EM PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE ÁREA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, PEDAGOGIA DO ERRO, ÁREA, PROBLEMA Comunicação Oral (CO) Educação Matemática
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20216
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 922
    "inscrito_id" => 7448
    "titulo" => "ANÁLISE DE ERROS EM PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE ÁREA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Esse presente artigo teve como objetivo analisar que dificuldades os alunos encontram ao responderem problemas de área de figuras planas e o que eles entendem por área. Para isto utilizamos um questionário no qual foi elaborado em sala durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática III, disponibilizada no curso de Licenciatura em Matemática pela UFPE-CAA, o questionário explorará o conceito de área. A aplicação se realizou em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados obtivemos que apesar de satisfatório, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir o que é área. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensava o uso da fórmula de área. Sendo assim, podemos afirmar que alguns alunos não estão apenas atrelados a fórmula de área, apesar que não saiba o conceito ou a definição de área eles interpretaram muito bem o problema e utilizaram diversas estratégias de resolução de problema. Ao longo da análise ainda identificamos quais estratégias matemáticas os alunos utilizam como ferramenta para resolver problemas de conteúdos que envolvam o conceito de área, utilizando a pedagogia do erro como norteador do trabalho, com isso ficou perceptível que a dificuldade de aprendizagem é um obstáculo comum na educação atual do país. Utilizamos a pedagogia do erro, pois essa pedagogia é de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, onde, avariara o aluno através do erro o que indicará quais são as concepções de assuntos e conceito o aluno traz consigo. E assim informará ao professor diversos fatores e estratégias de como deve tratar os conteúdos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PEDAGOGIA DO ERRO, ÁREA, PROBLEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7448_12082016005712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON MAIKE NASCIMENTO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON MAIKE"
    "autor_email" => "andersonmaike_2011@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPE-CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20216
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 922
    "inscrito_id" => 7448
    "titulo" => "ANÁLISE DE ERROS EM PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O CONCEITO DE ÁREA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Esse presente artigo teve como objetivo analisar que dificuldades os alunos encontram ao responderem problemas de área de figuras planas e o que eles entendem por área. Para isto utilizamos um questionário no qual foi elaborado em sala durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática III, disponibilizada no curso de Licenciatura em Matemática pela UFPE-CAA, o questionário explorará o conceito de área. A aplicação se realizou em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados obtivemos que apesar de satisfatório, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir o que é área. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensava o uso da fórmula de área. Sendo assim, podemos afirmar que alguns alunos não estão apenas atrelados a fórmula de área, apesar que não saiba o conceito ou a definição de área eles interpretaram muito bem o problema e utilizaram diversas estratégias de resolução de problema. Ao longo da análise ainda identificamos quais estratégias matemáticas os alunos utilizam como ferramenta para resolver problemas de conteúdos que envolvam o conceito de área, utilizando a pedagogia do erro como norteador do trabalho, com isso ficou perceptível que a dificuldade de aprendizagem é um obstáculo comum na educação atual do país. Utilizamos a pedagogia do erro, pois essa pedagogia é de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, onde, avariara o aluno através do erro o que indicará quais são as concepções de assuntos e conceito o aluno traz consigo. E assim informará ao professor diversos fatores e estratégias de como deve tratar os conteúdos em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PEDAGOGIA DO ERRO, ÁREA, PROBLEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA8_ID7448_12082016005712.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON MAIKE NASCIMENTO DE MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON MAIKE"
    "autor_email" => "andersonmaike_2011@hotmai"
    "autor_ies" => "UFPE-CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Esse presente artigo teve como objetivo analisar que dificuldades os alunos encontram ao responderem problemas de área de figuras planas e o que eles entendem por área. Para isto utilizamos um questionário no qual foi elaborado em sala durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Matemática III, disponibilizada no curso de Licenciatura em Matemática pela UFPE-CAA, o questionário explorará o conceito de área. A aplicação se realizou em uma turma do 1º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do estado de Pernambuco. Como resultados obtivemos que apesar de satisfatório, percebemos a dificuldade dos alunos, em definir o que é área. Tivemos respostas com algumas estratégias que dispensava o uso da fórmula de área. Sendo assim, podemos afirmar que alguns alunos não estão apenas atrelados a fórmula de área, apesar que não saiba o conceito ou a definição de área eles interpretaram muito bem o problema e utilizaram diversas estratégias de resolução de problema. Ao longo da análise ainda identificamos quais estratégias matemáticas os alunos utilizam como ferramenta para resolver problemas de conteúdos que envolvam o conceito de área, utilizando a pedagogia do erro como norteador do trabalho, com isso ficou perceptível que a dificuldade de aprendizagem é um obstáculo comum na educação atual do país. Utilizamos a pedagogia do erro, pois essa pedagogia é de grande importância no processo de ensino e aprendizagem, onde, avariara o aluno através do erro o que indicará quais são as concepções de assuntos e conceito o aluno traz consigo. E assim informará ao professor diversos fatores e estratégias de como deve tratar os conteúdos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.