SARMENTO, Elisângela Campos Damasceno et al.. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21015>. Acesso em: 05/11/2024 08:00
A ética na gestão pública escolar representa um importante instrumento para a oferta de uma educação de excelência. Partindo dessa concepção, este artigo tem por objetivo analisar a qualidade da gestão pública escolar numa unidade de ensino da rede estadual, a partir do viés da ética e mediante um estudo de caso (grupo focal), que utilizou o método dialético, para a divulgação dos resultados obtidos. Ressalta-se que este trabalho adveio de um projeto de extensão, desenvolvido no primeiro semestre de 2015, entre o Instituto Federal de Educação do Piauí – Campus Paulistana e uma escola da Rede Estadual de Ensino (Paulistana-PI). Desse modo, realizou-se uma consulta quanto aos procedimentos éticos adotados pela administração escolar e setor pedagógico da instituição campo de pesquisa. Salienta-se que os sujeitos sociais envolvidos com a pesquisa ficaram assim distribuídos: uma diretora, uma coordenadora pedagógica, três professores e cinco alunos, escolhidos aleatoriamente. É importante destacar que os dados encontrados permitiram uma reflexão acerca das implicações da ética na qualidade da educação ofertada pela instituição investigada. Nessa perspectiva, espera-se que o leitor possa dialogar com os temas da gestão pública em educação e a necessidade da ética na prestação de serviços de qualidade, sejam eles, administrativos ou pedagógicos. Ademais, pretendeu-se expor aos estudiosos da ética na gestão pública escolar um arcabouço teórico-prático, para que, vislumbrando horizontes de transformação individual e social, possam ser desencadeadas novas posturas do núcleo gestor e de todos os agentes educativos, na direção da excelência humana, escolar e cidadã.