ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR: PARÂMETRO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21015 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 1295 "titulo" => "ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR: PARÂMETRO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE" "resumo" => "A ética na gestão pública escolar representa um importante instrumento para a oferta de uma educação de excelência. Partindo dessa concepção, este artigo tem por objetivo analisar a qualidade da gestão pública escolar numa unidade de ensino da rede estadual, a partir do viés da ética e mediante um estudo de caso (grupo focal), que utilizou o método dialético, para a divulgação dos resultados obtidos. Ressalta-se que este trabalho adveio de um projeto de extensão, desenvolvido no primeiro semestre de 2015, entre o Instituto Federal de Educação do Piauí – Campus Paulistana e uma escola da Rede Estadual de Ensino (Paulistana-PI). Desse modo, realizou-se uma consulta quanto aos procedimentos éticos adotados pela administração escolar e setor pedagógico da instituição campo de pesquisa. Salienta-se que os sujeitos sociais envolvidos com a pesquisa ficaram assim distribuídos: uma diretora, uma coordenadora pedagógica, três professores e cinco alunos, escolhidos aleatoriamente. É importante destacar que os dados encontrados permitiram uma reflexão acerca das implicações da ética na qualidade da educação ofertada pela instituição investigada. Nessa perspectiva, espera-se que o leitor possa dialogar com os temas da gestão pública em educação e a necessidade da ética na prestação de serviços de qualidade, sejam eles, administrativos ou pedagógicos. Ademais, pretendeu-se expor aos estudiosos da ética na gestão pública escolar um arcabouço teórico-prático, para que, vislumbrando horizontes de transformação individual e social, possam ser desencadeadas novas posturas do núcleo gestor e de todos os agentes educativos, na direção da excelência humana, escolar e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ÉTICA, GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID1295_17042016154819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA CAMPOS DAMASCENO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elisceno@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21015 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 59 "inscrito_id" => 1295 "titulo" => "ÉTICA NA GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR: PARÂMETRO A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE" "resumo" => "A ética na gestão pública escolar representa um importante instrumento para a oferta de uma educação de excelência. Partindo dessa concepção, este artigo tem por objetivo analisar a qualidade da gestão pública escolar numa unidade de ensino da rede estadual, a partir do viés da ética e mediante um estudo de caso (grupo focal), que utilizou o método dialético, para a divulgação dos resultados obtidos. Ressalta-se que este trabalho adveio de um projeto de extensão, desenvolvido no primeiro semestre de 2015, entre o Instituto Federal de Educação do Piauí – Campus Paulistana e uma escola da Rede Estadual de Ensino (Paulistana-PI). Desse modo, realizou-se uma consulta quanto aos procedimentos éticos adotados pela administração escolar e setor pedagógico da instituição campo de pesquisa. Salienta-se que os sujeitos sociais envolvidos com a pesquisa ficaram assim distribuídos: uma diretora, uma coordenadora pedagógica, três professores e cinco alunos, escolhidos aleatoriamente. É importante destacar que os dados encontrados permitiram uma reflexão acerca das implicações da ética na qualidade da educação ofertada pela instituição investigada. Nessa perspectiva, espera-se que o leitor possa dialogar com os temas da gestão pública em educação e a necessidade da ética na prestação de serviços de qualidade, sejam eles, administrativos ou pedagógicos. Ademais, pretendeu-se expor aos estudiosos da ética na gestão pública escolar um arcabouço teórico-prático, para que, vislumbrando horizontes de transformação individual e social, possam ser desencadeadas novas posturas do núcleo gestor e de todos os agentes educativos, na direção da excelência humana, escolar e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ÉTICA, GESTÃO PÚBLICA ESCOLAR, EDUCAÇÃO DE QUALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA6_ID1295_17042016154819.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA CAMPOS DAMASCENO SARMENTO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elisceno@ifpi.edu.br" "autor_ies" => "IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }