RIBEIRO, Drielle Lúcia Gomes Da Silva. Estado da arte, o que é isso afinal?. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20969>. Acesso em: 23/12/2024 00:42
Nesse artigo, é apresentado o resultado parcial de uma investigação de abordagem qualitativa sobre a pesquisa o Estado da Arte que vem sendo utilizada no Brasil desde a década de 1980, realizada durante minha formação docente. O objetivo é identificar como tem sido concebido esse tipo de pesquisa por autores brasileiros e quais valorações eles lhe conferem para a produção do conhecimento científico no âmbito da produção teórica brasileira. A pesquisa, foi realizada a partir de uma revisão de literatura de artigos localizados nos sites Google Acadêmico e Sciello e no Banco de Dados da Capes sendo utilizado o termo de busca “Estado da Arte”. Concluiu-se que essa pesquisa vem sendo utilizada no Brasil em um processo ascendente, mas é ainda incipiente, principalmente na área educacional. Esse fator pode estar relacionado ao desconhecimento de muitos educadores e estudantes sobre esse tipo de pesquisa ou sobre como realizá-la. Sendo uma das críticas mais contundentes a esse tipo de pesquisa é o fato não haver uma definição clara de seus pressupostos metodológicos em relação à coleta e análise dos dados. Contudo, ainda que pouco utilizada é reconhecida como um tipo de investigação importante para a área da pesquisa de maneira geral, uma vez que ao se propor a realizá-la o investigador discute e analisa a produção teórica acumulada de determinada área do conhecimento, constituindo-se assim, como rica fonte de consulta para outros pesquisadores. As lacunas relacionadas à sua (in)definição e sobre os seus aspectos metodológicos, indicam que esse é um campo fecundo para novas pesquisas.