A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: PONTOS E PASSOS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19803 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 913 "inscrito_id" => 1304 "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: PONTOS E PASSOS" "resumo" => "O presente artigo teve como finalidade fazer uma breve análise da Educação Especial no Brasil, observando os caminhos percorridos nessa modalidade de ensino, contextualizando suas conquistas e expectativas. Muitas discussões sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas passaram a ocorrer principalmente a partir da década de 90 com a emergência do paradigma inclusivo, porém é necessário rediscutir e repensar como esse processo aconteceu. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e documental e se fundamentou em artigos científicos, dissertações, livros, textos legais e documentos oficiais. Apresentou, como suporte teórico, embasamento em estudiosos como: Corrêa (2004); Fonseca (1995); Mantoan (2002); Mazzota (2003); Oliveira(2004), entre outros. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que o processo de inclusão de alunos com necessidades específicas no Brasil demorou a fazer parte do nosso sistema educacional e ainda muito tem para ser efetivamente alcançado. Ações particulares de pais e professores eram implementadas com a tentativa de fazer evoluir a Educação Especial no Brasil e assim possibilitar uma educação de qualidade para todos os alunos independente de suas especificidades. Com a promulgação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996 que contemplava a Educação Especial como modalidade de educação a ser ofertada especialmente em classes regulares obtivemos um avanço, entretanto devemos ir além. Muito mais que aceitar é preciso respeitar as diferenças e valorizá-las." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID1304_11082016230920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANE DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDIANE " "autor_email" => "cleidiane.oliveira@ifpi.e" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19803 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 913 "inscrito_id" => 1304 "titulo" => "A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: PONTOS E PASSOS" "resumo" => "O presente artigo teve como finalidade fazer uma breve análise da Educação Especial no Brasil, observando os caminhos percorridos nessa modalidade de ensino, contextualizando suas conquistas e expectativas. Muitas discussões sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas passaram a ocorrer principalmente a partir da década de 90 com a emergência do paradigma inclusivo, porém é necessário rediscutir e repensar como esse processo aconteceu. A pesquisa foi de natureza bibliográfica e documental e se fundamentou em artigos científicos, dissertações, livros, textos legais e documentos oficiais. Apresentou, como suporte teórico, embasamento em estudiosos como: Corrêa (2004); Fonseca (1995); Mantoan (2002); Mazzota (2003); Oliveira(2004), entre outros. De acordo com os resultados obtidos verificou-se que o processo de inclusão de alunos com necessidades específicas no Brasil demorou a fazer parte do nosso sistema educacional e ainda muito tem para ser efetivamente alcançado. Ações particulares de pais e professores eram implementadas com a tentativa de fazer evoluir a Educação Especial no Brasil e assim possibilitar uma educação de qualidade para todos os alunos independente de suas especificidades. Com a promulgação da Lei Nacional de Diretrizes e Bases da Educação 9394/1996 que contemplava a Educação Especial como modalidade de educação a ser ofertada especialmente em classes regulares obtivemos um avanço, entretanto devemos ir além. Muito mais que aceitar é preciso respeitar as diferenças e valorizá-las." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID1304_11082016230920.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANE DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDIANE " "autor_email" => "cleidiane.oliveira@ifpi.e" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }