O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO EM SALAS INCLUSIVAS DO ENSINO MÉDIO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21554 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 4271 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO EM SALAS INCLUSIVAS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar como acontece o ensino de língua inglesa para alunos cegos e com baixa visão em salas inclusivas do ensino médio. A investigação acontece em uma escola de ensino médio e conta com a participação de cinco alunos com deficiência visual, os professores de língua inglesa atuantes nas salas de aula e os professores das salas de Atendimento Educacional Especializado da escola. Uma das aulas observadas é descrita e analisada com o intuito de tomar conhecimento sobre as estratégias de ensino de língua inglesa utilizadas em sala diante da presença de alunos com deficiência visual. Entrevistas realizadas com os alunos cegos e conversas com seus professores de inglês também compõem a investigação. Com isso é possível entender o contexto educacional desse alunado e conhecer sua opinião a respeito da realidade educacional em que estão inseridos. A partir dos dados coletados verificou-se que apesar de serem oferecidos materiais adaptados aos alunos deficientes visuais, as estratégias de ensino frequentes em sala de aula e a postura do professor de inglês precisam ser repensadas para um ensino/aprendizagem acessível e significativo. Com isso, conclui-se que, apesar dos notáveis avanços da educação especial, várias metodologias necessitam ser revisadas por todos que formam a escola, para que as especificidades de alunos cegos e com baixa visão sejam respeitadas, influenciando o ensino de língua inglesa. Os estudos de Motta (2004) e outras pesquisas sobre educação especial nortearam a pesquisa. As discussões dos resultados refletem sobre formação docente e ensino/aprendizagem de pessoas cegas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO, ENSINO/APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID4271_15082016022344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA RODRIGUES DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "SARA RODRIGUES" "autor_email" => "sararodriguesdefranca@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21554 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1523 "inscrito_id" => 4271 "titulo" => "O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO EM SALAS INCLUSIVAS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar como acontece o ensino de língua inglesa para alunos cegos e com baixa visão em salas inclusivas do ensino médio. A investigação acontece em uma escola de ensino médio e conta com a participação de cinco alunos com deficiência visual, os professores de língua inglesa atuantes nas salas de aula e os professores das salas de Atendimento Educacional Especializado da escola. Uma das aulas observadas é descrita e analisada com o intuito de tomar conhecimento sobre as estratégias de ensino de língua inglesa utilizadas em sala diante da presença de alunos com deficiência visual. Entrevistas realizadas com os alunos cegos e conversas com seus professores de inglês também compõem a investigação. Com isso é possível entender o contexto educacional desse alunado e conhecer sua opinião a respeito da realidade educacional em que estão inseridos. A partir dos dados coletados verificou-se que apesar de serem oferecidos materiais adaptados aos alunos deficientes visuais, as estratégias de ensino frequentes em sala de aula e a postura do professor de inglês precisam ser repensadas para um ensino/aprendizagem acessível e significativo. Com isso, conclui-se que, apesar dos notáveis avanços da educação especial, várias metodologias necessitam ser revisadas por todos que formam a escola, para que as especificidades de alunos cegos e com baixa visão sejam respeitadas, influenciando o ensino de língua inglesa. Os estudos de Motta (2004) e outras pesquisas sobre educação especial nortearam a pesquisa. As discussões dos resultados refletem sobre formação docente e ensino/aprendizagem de pessoas cegas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de línguas estrangeiras" "palavra_chave" => "ALUNOS CEGOS E COM BAIXA VISÃO, ENSINO/APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL, LÍNGUA INGLESA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA16_ID4271_15082016022344.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA RODRIGUES DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => "SARA RODRIGUES" "autor_email" => "sararodriguesdefranca@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }