Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESCOLA, MASCULINIDADES E VIOLÊNCIA OU SOBRE UMA NARRATIVA DE PODER E RESISTÊNCIA

Palavra-chaves: GÊNERO, SUBJETIVIDADE, RELAÇÕES DE PODER Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidade e Educação
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Neste texto propomos mostrar o poder disciplinador e normalizador dos corpos e dos gêneros que a escola detém. Especificamente nos dedicamos à discussão sobre a relação entre distintas masculinidades e escola a partir de algumas cenas narradas por um jovem homem gay de vinte e dois anos sobre sua infância e adolescência vivida nesse contexto. A narrativa do sujeito entrevistado evidencia que algumas práticas escolares, das quais tantos os discentes quanto os próprios docentes fazem parte, são pautadas pela lógica heteronormativa, resultando daí diferentes formas de exclusão e violência contra meninos que experienciam outros estados e brilhos da masculinidade senão aquele considerado hegemônico. Contudo, ao mesmo tempo em que a narrativa do jovem revela as relações de poder existentes no interior da escola no que se refere ao processo de produção de uma forma específica de masculinidade, ele também mostra que a resistência é sempre possível (e também necessária!) para ser quem se é. Ressalta-se que este trabalho é um dos resultados de uma pesquisa maior na qual objetiva-se, por meio de narrativas coletadas nas entrevistas feitas com um grupo de homens gays e mulheres lésbicas, compreender o processo de construção de suas identidades masculinas e femininas consideradas “ilegítimas” por não corresponderem aos padrões hegemônicos de gênero estabelecidos cultural, social e historicamente. Trata-se, aqui, da problematização das falas de apenas um desses homens entrevistados. O sujeito participante assinou o Termo de Compromisso, permitindo que sua entrevista fosse gravada e posteriormente transcrita, tal como ocorreu com os demais participantes. Após isso, as falas foram relacionadas à literatura teórica específica sobre gênero e educação, resultando, pois, no trabalho aqui em questão.

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