Segundo Staes e Meur (1991) os componentes básicos mínimos necessários para uma boa aprendizagem, constituem a estrutura psicomotora. Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantirá a criança uma concepção mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia. Qualquer aprendizagem escolar quer se trate de leitura, escrita ou de cálculo (lógicomatématica) é, fundamentelmente, um processo de relação perceptivo-motora. Dessa feita, a utilização de métodos de avaliação psicomotora contribuem para diagnosticar crianças com dificuldades na aprendizagem escolar; atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor; problemas na fala, escrita e cálculo; problemas de conduta (hiperatividade, ansiedade, falta de motivação, etc.); alterações neurológicas, mentais, sensoriais, entre outros.
Objetivo - Esse artigo abordará um estudo da psicomotricidade, enfocando as baterias psicomotoras EDM e BPM , verificando como os testes psicomotores EDM e BPM podem ser usados como aliados na alfabetização. Metodologia- A pesquisa seguiu a estratégia de revisão de literatura, análise documental e análise de conteúdo, sendo um estudo histórico e também comparativo. Comparativo, pois, foram verificadas as ausências, semelhanças e diferenças nas definições encontradas. Os testes estudados foram propostos por Bateria Psicomotora (BPM) Prof. Dr. Vitor da Fonseca e do Dr. Rosa Neto (1998). Resultados – verificou-se ao longo do estudo que, ambas as escalas apresentadas são instrumentos de excelência e, a escolha dependerá exclusivamente do avaliador.