O presente trabalho tem objetivo de analisar a participação do papel da escola no debate sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o plano de gerenciamento de resíduos sólidos na cidade Guarabira-PB. A proposta de incluir o tema gestão de resíduos sólidos no cotidiano das escolas públicas urbanas da cidade Guarabira através da concepção da educação ambiental utilizará a metodologia em conjunto como as escolas públicas urbanas de, onde será utilizado campanhas de conscientização ambiental, seminários, releases e entrevistas – com catadores dos serviços de coleta, comerciantes, líderes comunitários, crianças – para os diver¬sos meios de comunicação, blogs e páginas em redes sociais são iniciativas capazes de veicular os conteúdos educativos, respeitando, evidentemente, as peculiaridades da cultura local. Como base para nosso estudo teórico, tomaremos com alicerce a Lei 12.305/2010 que foi publicada em agosto de 2010, a qual instituiu a PNRS, que traz as normas que gerencia os resíduos sólidos no Brasil. Contudo, a sua aplicação depende das mudanças de percepção da sociedade, a qual deve se reconhecer como agente imprescindível da gestão dos resíduos sólidos. Além disso, podemos trabalhar a importância do tema como instrutivo para promover concursos de redação e de fotografia, seguidos de exposição dos trabalhos dos alunos. Diante disso, podemos considerar que a gestão de resíduos sólidos e o plano de gerenciamento de resíduos sólidos nos municípios devem buscar uma integração com todos os setores e seguimentos da sociedade, sobretudo junto com as escolas.