Este trabalho foi desenvolvido numa escola estadual, situada no Distrito de Catolé de Boa Vista, zona rural de Campina Grande-PB, durante o mês de Julho de 2016, onde nós aplicamos um mini curso sobre funções com atividades do cotidiano procurando mostrar para os alunos que a mesma pode ser bastante interessante. Alem de relacionar os conceitos de funções com o cotidiano dos alunos, utilizando atividades claras e objetivas, exemplos práticos e concretos da sua aplicabilidade, de forma que os alunos vieram a perceber a importância da Matemática e a sua relação existente com o cotidiano, e dessa forma dar uma contribuição para uma aprendizagem mais significativa e interessante para os alunos, foi o nosso objetivo. No primeiro momento foi aplicado um pré-teste com quatro questões, para avaliar a real situação dos alunos em relação aos conteúdos. A partir daí foi feita uma breve apresentação histórica sobre e conteúdo de funções, suas primeiras definições, seus principais autores, suas áreas de aplicação e a sua importância no dia a dia. No segundo momento propomos aos participantes algumas situações problemas presente no cotidiano do aluno, e através do método de resolução de problema proposto por Polya. Realizada essa etapa aplicamos um pós-teste com quatro questões. Em suma concluímos, o ensino de função pode e deve ser aplicado de uma forma mais clara e objetiva assim propiciando aos nossos alunos um aprendizado mais significativo.
Palavras - chave: Ensino de função, Problemas do cotidiano; Aplicação.