A DIVERSIDADE CULTURAL: DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19750 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2561 "inscrito_id" => 766 "titulo" => "A DIVERSIDADE CULTURAL: DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => """ RESUMO: O trabalho intitulado A diversidade cultural: desafios para a avaliação da aprendizagem é parte dos interesses de estudos da autora principal deste artigo em seu campo de trabalho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Hoje a disciplina de avaliação educacional se encontra enquanto “lacuna” no corpo curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia em várias universidades e vem sendo ministrada tão somente no corpo da Didática. E este trabalho tem como meta levantar reflexões para promover este sã “despertar”. A metodologia é de caráter qualitativo e bibliográfico. O artigo foi construído a partir da questão: A avaliação da aprendizagem realizada hoje atende a diversidade cultural dos educandos que chegam à porta da escola? Como objetivo geral “Refletir sobre o acontecer da avaliação da aprendizagem realizada na escola de e para a diversidade cultural”. Está organizado em dois blocos: a) Propõe incursões sobre as concepções de avaliação, diversidade e diversidade cultural escolar; b) Apresenta reflexões sobre a necessidade de que se realizem ensaios no campo da avaliação da aprendizagem para o atendimento da diversidade cultural na escola. O texto se constitui em temática relevante por contribuir para a formação profissional inicial e continuada do pedagogo no campo da avaliação educacional.\r\n Palavras-Chave: Avaliação, Aprendizagem, Diversidade cultural. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID766_17082016111319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO" "autor_nome_curto" => "SHEYLA MACEDO" "autor_email" => "sheyla_macedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19750 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2561 "inscrito_id" => 766 "titulo" => "A DIVERSIDADE CULTURAL: DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => """ RESUMO: O trabalho intitulado A diversidade cultural: desafios para a avaliação da aprendizagem é parte dos interesses de estudos da autora principal deste artigo em seu campo de trabalho, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Hoje a disciplina de avaliação educacional se encontra enquanto “lacuna” no corpo curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia em várias universidades e vem sendo ministrada tão somente no corpo da Didática. E este trabalho tem como meta levantar reflexões para promover este sã “despertar”. A metodologia é de caráter qualitativo e bibliográfico. O artigo foi construído a partir da questão: A avaliação da aprendizagem realizada hoje atende a diversidade cultural dos educandos que chegam à porta da escola? Como objetivo geral “Refletir sobre o acontecer da avaliação da aprendizagem realizada na escola de e para a diversidade cultural”. Está organizado em dois blocos: a) Propõe incursões sobre as concepções de avaliação, diversidade e diversidade cultural escolar; b) Apresenta reflexões sobre a necessidade de que se realizem ensaios no campo da avaliação da aprendizagem para o atendimento da diversidade cultural na escola. O texto se constitui em temática relevante por contribuir para a formação profissional inicial e continuada do pedagogo no campo da avaliação educacional.\r\n Palavras-Chave: Avaliação, Aprendizagem, Diversidade cultural. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, DIVERSIDADE CULTURAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID766_17082016111319.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO" "autor_nome_curto" => "SHEYLA MACEDO" "autor_email" => "sheyla_macedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }