O presente artigo tem como objetivo apresentar o perfil do professor de Arte de escolas públicas de ensino médio em São Luís-MA na atualidade. Para isso, foi utilizado um questionário elaborado especificamente para esse estudo, de onde foram extraídas as informações pessoais dos participantes e algumas questões próprias à disciplina. Para sua validação, foi realizada a avaliação de construto por juízes independentes, o que garantiu a credibilidade e a adequação do instrumento aos propósitos da pesquisa. Buscando contemplar o maior número de professores, foram realizadas visitas às escolas estaduais com vistas a comunicar e explicar a proposta do estudo, bem como convidar os interessados a participar dele. Ao final, participaram dessa investigação 77 professores (75% feminino e 25% masculino) de diferentes escolas estaduais de São Luís, selecionados por conveniência, utilizando como critério o interesse e disponibilidade em responder ao questionário. Como resultados, pode-se verificar que o professor de Arte atualmente em sua maioria pertence ao sexo feminino, possui idade mais avançada (entre 40 e 50 anos), com relativa experiência como docente, efetivo, com formação específica na área e com formação acadêmica em nível de especialização. Em si tratando particularmente da disciplina, observou-se que ela é oferecida nas três séries do ensino médio, havendo uma preferência pelas Artes Visuais ou pela abordagem polivalente das linguagens. Finalmente, espera-se que esse trabalho possa favorecer o desenvolvimento de novas pesquisas que busquem colaborar para uma mudança no panorama histórico de depreciação e/ou isolamento da Arte no ensino médio e na educação básica, entendendo-a como uma disciplina fundamental para a formação plena do ser humano.