Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO SOCIAL: EM BUSCA DA RESSOCIALIZAÇÃO COM PROJETOS EDUCATIVOS – O CASO DO CRAS BONANÇA E CASE CARUARU/PE

Palavra-chaves: MOVIMENTOS SOCIAIS, PROCESSOS EDUCATIVOS, MENORES INFRATORES Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Para melhor identificar as principais ações e serviços que promovem a ressocialização com projetos educativos; nos aportamos em uma metodologia qualitativa, com observações, coleta de dados, entrevistas e análise destes dados. Em conclusão, compreendemos a importância da diversidade dos atrativos no atendimento socioeducativo, bem como, o suporte do ensino escolar e o acompanhamento regular destes, afim de garantir a Lei n.8.069 do ECA, onde apresenta a necessidade das medidas socioeducativas para os jovens infratores no Art. 112.A questão da violência entre os jovens tem sido um fator alarmante apresentado na mídia, muito cedo adolescentes se envolvem com drogas líticas e ilícitas e par" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "MOVIMENTOS SOCIAIS, PROCESSOS EDUCATIVOS, MENORES INFRATORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID12023_17082016193446.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NIZIANY SALES PEIXOTO" "autor_nome_curto" => "NIZIANY SALES" "autor_email" => "nizi_sales@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21237 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2895 "inscrito_id" => 12023 "titulo" => "INCLUSÃO SOCIAL: EM BUSCA DA RESSOCIALIZAÇÃO COM PROJETOS EDUCATIVOS – O CASO DO CRAS BONANÇA E CASE CARUARU/PE" "resumo" => "A questão da violência entre os jovens tem sido um fator alarmante apresentado na mídia, muito cedo adolescentes se envolvem com drogas líticas e ilícitas e para fazer o uso destas substâncias chegam a cometer crimes como furtos e roubos. 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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A questão da violência entre os jovens tem sido um fator alarmante apresentado na mídia, muito cedo adolescentes se envolvem com drogas líticas e ilícitas e para fazer o uso destas substâncias chegam a cometer crimes como furtos e roubos. Além disso, as drogas não são apenas prejudiciais à saúde, causando, por exemplo, a dependência química; o envolvimento com estas, vêm aumentando diretamente os números de violência entre adolescentes. Este artigo visa apresentar um maior conhecimento e reflexões acerca do seguinte questionamento: Quais atendimentos assistenciais socioeducativos disponibilizados aos jovens infratores, como meios que possibilitem a ressocialização? Compreendendo assim, como a educação e informação podem influenciar positivamente na construção de novas identidades conscientes e reflexivas. Pretendemos também descrever quais os fatores - quase sempre histórico-sociais - que levam estes jovens a se envolverem com a criminalidade e cometerem atos infracionais que são julgados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e o código do menor infrator. Para melhor identificar as principais ações e serviços que promovem a ressocialização com projetos educativos; nos aportamos em uma metodologia qualitativa, com observações, coleta de dados, entrevistas e análise destes dados. Em conclusão, compreendemos a importância da diversidade dos atrativos no atendimento socioeducativo, bem como, o suporte do ensino escolar e o acompanhamento regular destes, afim de garantir a Lei n.8.069 do ECA, onde apresenta a necessidade das medidas socioeducativas para os jovens infratores no Art. 112.

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