ENSINO E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS PARA A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE: UM ESTUDO COM O TIRIBA-DE-HELLMAYR (PYRRHURA AMAZONUM)
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Considerando tanto essa necessidade quanto a aplicação de ferramentas para conservação, as aves tornam-se especialmente adequadas como grupo-alvo dentro desse âmbito (Allenspach & Zuin, 2013). O tiriba-de-hellmayr (Pyrrhura amazonum) é um bom exemplo. É uma ave da família dos Psitacídeos (papagaios e araras), que possui distribuição tipicamente amazônica que também ocorre no Cerrado e está ameaçada de extinção. Uma característica interessante é que costuma ocorrer tipicamente em sistemas florestais terrestres, motivo pelo qual faz com que a principal ameaça à espécie seja a expansão acelerada do desmatamento na Amazônia. O resultado desse processo é principalmente a formação de fragmentos reduzidos, de baixa qualidade e isolados por clareiras extensas (Laurance & Vasconcelos, 2009; International, 2014). Considerando esse cenário, o presente estudo possui duas etapas principais a cumprir: 1) aprendizado quanto ao desenvolvimento de técnicas básicas para conservação e produção de dados e 2) divulgação dos resultados por meio de palestras, vídeos educativos e visitas a escolas locais. Com base nos resultados preliminares do presente estudo, é possível concluir que a eficiência no estabelecimento de reservas para a conservação de espécies na Amazônia e no Cerrado está fortemente comprometida. Isso devido o fato de que, grande parte da extensão da distribuição do Tiriba-de-hellmayr, estar fortemente impactada pela ação antrópica. Dessa forma, além dessas informações ilustrarem o quadro crítico que se encontra a biodiversidade na Amazônia e também do Cerrado (Laurance & Vasconcelos, 2009; Aguiar et al., 2015), também são de extrema importância para alertar as pessoas sobre a conservação dos recursos naturais, de um modo geral. Estudos já demonstraram as consequências ecológicas do declínio de populações aves, dentre os quais estão o declínio de processos como a dispersão de sementes, polinização e controle sobre populações de insetos e roedores (Sekercioglu et al., 2004). Portanto, muito mais do que aspectos de interesse puramente científico, a educação ambiental com foco em grupos-alvo, como as aves, representa formação cultural indispensável para nossa sobrevivência no futuro. Dessa forma, compreender e instruir as novas gerações sobre a relevância da conservação da biodiversidade, com base no uso e aplicação de ferramentas para conservação, deve ter não apenas atenção especial, mas pode ser determinante para a intervenção direta da população em decisões políticas que afetem a biodiversidade." 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