CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19593 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1114 "inscrito_id" => 10337 "titulo" => "CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA" "resumo" => "Durante o processo de formação de leitura e escrita, alguns alunos tem muita dificuldade em atividade de produção textual, sobretudo em elaborar textos criativos que tenham coesão e clareza em suas ideias, e os professores não conseguem despertar o interesse pela leitura, sendo que é a partir do gosto pela leitura que o aluno poderá articular a imaginação na construção de significados do seu processo de uma produção textual. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática de incentivo à leitura realizada durante uma oficina pedagógica no projeto PIBID, elaborada pelos estudantes do Curso de Pedagogia da UFPB-CAMPUS IV, Mamanguape-PB, e executada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto-PB. Essa atividade foi elaborada a partir de reflexões acerca da leitura e criatividade, como também sobre a produção textual criada através de suas próprias ideias e imaginação, que devem ser exploradas e planejadas pelo professor em sala de aula no processo de formação do leitor. A partir de uma metodologia participante, o projeto PIBID, tem possibilitado discussões e estudo sobre o ensino escolar e as possibilidades de práticas que o professor pode ajudar ao aluno no processo de desenvolvimento da leitura e o gosto por ler livros. Portanto, mediante aos resultados obtidos nesta oficina concluímos que é possível elaborar práticas de incentivo à leitura pelo professor na sala de aula, ou em qualquer espaço dentro ou fora da escola, mas para que isso ocorra é necessário compromisso, planejamento e organização da prática pedagógica segundo o desenvolvimento das crianças e realidade social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "OFICINA, LEITURA, CRIATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID10337_13082016155833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL LIMA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISABEL LIMA" "autor_email" => "limaisabel16@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19593 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1114 "inscrito_id" => 10337 "titulo" => "CRIATIVIDADE E PRODUÇÃO TEXTUAL: PRÁTICAS DE INCENTIVO À LEITURA" "resumo" => "Durante o processo de formação de leitura e escrita, alguns alunos tem muita dificuldade em atividade de produção textual, sobretudo em elaborar textos criativos que tenham coesão e clareza em suas ideias, e os professores não conseguem despertar o interesse pela leitura, sendo que é a partir do gosto pela leitura que o aluno poderá articular a imaginação na construção de significados do seu processo de uma produção textual. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática de incentivo à leitura realizada durante uma oficina pedagógica no projeto PIBID, elaborada pelos estudantes do Curso de Pedagogia da UFPB-CAMPUS IV, Mamanguape-PB, e executada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Herman Lundgren, localizada na cidade de Rio Tinto-PB. Essa atividade foi elaborada a partir de reflexões acerca da leitura e criatividade, como também sobre a produção textual criada através de suas próprias ideias e imaginação, que devem ser exploradas e planejadas pelo professor em sala de aula no processo de formação do leitor. A partir de uma metodologia participante, o projeto PIBID, tem possibilitado discussões e estudo sobre o ensino escolar e as possibilidades de práticas que o professor pode ajudar ao aluno no processo de desenvolvimento da leitura e o gosto por ler livros. Portanto, mediante aos resultados obtidos nesta oficina concluímos que é possível elaborar práticas de incentivo à leitura pelo professor na sala de aula, ou em qualquer espaço dentro ou fora da escola, mas para que isso ocorra é necessário compromisso, planejamento e organização da prática pedagógica segundo o desenvolvimento das crianças e realidade social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "OFICINA, LEITURA, CRIATIVIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA5_ID10337_13082016155833.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABEL LIMA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ISABEL LIMA" "autor_email" => "limaisabel16@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }