O presente artigo procura mostrar dificuldades na aprendizagem da leitura e escrita. Apresenta algumas definições de aprendizagem tendo como responsáveis desse processo: o aluno, a escola e a família. Muitos estudiosos têm trabalhado na tentativa de compreender a elaboração do pensamento do aprendiz, na tentativa de acompanhar o processo de desenvolvimento do pensamento da criança quando ela está aprendendo a ler e escrever. Ao ingressar na escola sua primeira tarefa explicita é aprender a ler e escrever, embora se espere que a criança aprenda muitas outras coisas em seu primeiro ano de escola. Os pais e as próprias crianças não têm razão para duvidar do seu sucesso neste processo de aprendizagem, pois esta é uma fase propícia para o desenvolvimento de tais habilidades. No entanto, muitas vezes pais e professores não consideram que a leitura e a escrita são habilidades que exigem delas atenção a aspectos da linguagem até então não utilizados. Os problemas de aprendizagem são complexos, e seus sintomas variam de acordo com o grau de conquista da aprendizagem de cada aluno. O diagnóstico apropriado é fundamental para definir a estratégia de trabalho e para identificar a melhor forma de condução. Entendendo o processo de dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita como um procedimento complexo que envolve o aluno, a escola e a família fundidos numa relação triangular. Assim sendo, abordaremos questões relacionadas ás dificuldades de aprendizagem tendo como foco as peculiaridades de cada um deles.