FERREIRA, José Luiz et al.. Presença masculina no magistério infantil. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22018>. Acesso em: 22/12/2024 18:52
Este trabalho é parte constituinte de estudos e pesquisas realizadas no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande com o foco nas questões de gênero, sobretudo no que diz respeito à participação dos homens no magistério infantil. O objetivo aqui é refletir a respeito da participação dos homens no exercício da docência em creches e escolas do ensino fundamental. Trata-se de um estudo bibliográfico que toma como base referências da história da educação, textos literários e pesquisas recentes que possibilitam uma leitura da categoria gênero voltada para a discussão das contradições das relações construídas socialmente por homens e mulheres. Três momentos compõem o texto: o primeiro é uma visita a textos que trazem a questão do ensino nos primeiros séculos da história do Brasil; o segundo momento procura apresentar modos de ser professor retratados por escritores, poetas, pesquisadores, e, por fim, com bases em estudos mais recentes e pesquisas realizadas, refletimos um pouco mais sobre o jeito de ser professor. Estudos como este vem fortalecer a importância da participação de rapazes nos cursos de magistério, incentivando-os a se inserirem nos cursos de formação de professores, permanecerem e atuarem nas escolas, acreditando nestes espaços como lócus de transformação social.