Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO, PODER LOCAL E MEIO AMBIENTE: A ADOÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAPOROROCA-PB.

Palavra-chaves: POLÍTICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE Comunicação Oral (CO) Educação Ambiental
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20885 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 819 "inscrito_id" => 9730 "titulo" => "EDUCAÇÃO, PODER LOCAL E MEIO AMBIENTE: A ADOÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAPOROROCA-PB." "resumo" => "O desenvolvimento industrial ocorrido nos países marginalizados do sistema capitalista tem levado de forma vertiginosa à degradação do meio ambiente. A crise ambiental vem se alastrando mundialmente, por um lado, exigindo dos governos políticas públicas voltadas para o meio ambiente (especificamente para a Educação Ambiental) e, por outro lado, requerendo ações da sociedade civil que garantam a continuidade da vida no planeta. Nesse sentido, no Brasil, foram estruturadas políticas como o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) e a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Assim, a pesquisa de onde resulta o trabalho ao evento teve como objetivo analisar como as ações das políticas de educação ambiental vêm sendo trabalhadas no município de Itapororoca-PB. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sendo realizadas entrevistas semi-estruturadas com gestores escolares e com o gestor municipal da educação (Secretário de Educação); as entrevistas foram tratadas conforme a técnica de análise de conteúdo, numa perspectiva temático-categorial. Dentre os resultados alcançados, podem ser destacados: 1) o desconhecimento das políticas de Educação Ambiental no município; 2) a não existência de formação continuada dos docentes em Educação Ambiental; 3) a limitação das abordagens da Educação Ambiental a disciplinas específicas, como a geografia; 4) inexistência de articulação entre ações de educação ambiental e saúde. Conclusivamente, assinala-se, por exemplo, a ausência da adoção das políticas de educação ambiental no município de Itapororoca, chamando-se a atenção para a necessidade de as mesmas serem tidas em consideração, sobretudo levando-se em conta as demandas ambientais do município.O desenvolvimento industrial ocorrido nos países marginalizados do sistema capitalista tem levado de forma vertiginosa à degradação do meio ambiente. A crise am" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "POLÍTICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID9730_10082016202736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patriciaepamela2012@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20885 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 819 "inscrito_id" => 9730 "titulo" => "EDUCAÇÃO, PODER LOCAL E MEIO AMBIENTE: A ADOÇÃO DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE ITAPOROROCA-PB." "resumo" => "O desenvolvimento industrial ocorrido nos países marginalizados do sistema capitalista tem levado de forma vertiginosa à degradação do meio ambiente. A crise ambiental vem se alastrando mundialmente, por um lado, exigindo dos governos políticas públicas voltadas para o meio ambiente (especificamente para a Educação Ambiental) e, por outro lado, requerendo ações da sociedade civil que garantam a continuidade da vida no planeta. Nesse sentido, no Brasil, foram estruturadas políticas como o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) e a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Assim, a pesquisa de onde resulta o trabalho ao evento teve como objetivo analisar como as ações das políticas de educação ambiental vêm sendo trabalhadas no município de Itapororoca-PB. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sendo realizadas entrevistas semi-estruturadas com gestores escolares e com o gestor municipal da educação (Secretário de Educação); as entrevistas foram tratadas conforme a técnica de análise de conteúdo, numa perspectiva temático-categorial. Dentre os resultados alcançados, podem ser destacados: 1) o desconhecimento das políticas de Educação Ambiental no município; 2) a não existência de formação continuada dos docentes em Educação Ambiental; 3) a limitação das abordagens da Educação Ambiental a disciplinas específicas, como a geografia; 4) inexistência de articulação entre ações de educação ambiental e saúde. Conclusivamente, assinala-se, por exemplo, a ausência da adoção das políticas de educação ambiental no município de Itapororoca, chamando-se a atenção para a necessidade de as mesmas serem tidas em consideração, sobretudo levando-se em conta as demandas ambientais do município.O desenvolvimento industrial ocorrido nos países marginalizados do sistema capitalista tem levado de forma vertiginosa à degradação do meio ambiente. A crise am" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "POLÍTICAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID9730_10082016202736.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA" "autor_email" => "patriciaepamela2012@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O desenvolvimento industrial ocorrido nos países marginalizados do sistema capitalista tem levado de forma vertiginosa à degradação do meio ambiente. A crise ambiental vem se alastrando mundialmente, por um lado, exigindo dos governos políticas públicas voltadas para o meio ambiente (especificamente para a Educação Ambiental) e, por outro lado, requerendo ações da sociedade civil que garantam a continuidade da vida no planeta. Nesse sentido, no Brasil, foram estruturadas políticas como o Programa Nacional de Educação Ambiental (PRONEA) e a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Assim, a pesquisa de onde resulta o trabalho ao evento teve como objetivo analisar como as ações das políticas de educação ambiental vêm sendo trabalhadas no município de Itapororoca-PB. Metodologicamente, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, sendo realizadas entrevistas semi-estruturadas com gestores escolares e com o gestor municipal da educação (Secretário de Educação); as entrevistas foram tratadas conforme a técnica de análise de conteúdo, numa perspectiva temático-categorial. Dentre os resultados alcançados, podem ser destacados: 1) o desconhecimento das políticas de Educação Ambiental no município; 2) a não existência de formação continuada dos docentes em Educação Ambiental; 3) a limitação das abordagens da Educação Ambiental a disciplinas específicas, como a geografia; 4) inexistência de articulação entre ações de educação ambiental e saúde. Conclusivamente, assinala-se, por exemplo, a ausência da adoção das políticas de educação ambiental no município de Itapororoca, chamando-se a atenção para a necessidade de as mesmas serem tidas em consideração, sobretudo levando-se em conta as demandas ambientais do município.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.