A alimentação é muito mais do que uma simples necessidade de saciar a fome, ela representa a cultura de um povo e com as novas demandas sociais e econômicas é possível perceber mudanças na alimentação das crianças, seja pelos excessos ou falta de uma nutrição adequada. A globalização tem proporcionado e fomentado o surgimento da alimentação fácil e rápida, modificando os hábitos alimentares saudáveis por hábitos fast food e excesso no consumo de alimentos industrializados com excesso de sódio, açúcares e gordura. Estudos revelam que crianças que não possuem alimentação adequada, nutricionalmente balanceada, apresentam maior probabilidade para desenvolver doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão e outras de menor recorrência. Há ainda o outro lado da alimentação adequada ou a ausência dela, a desnutrição infantil, que consequentemente acarreta atrasos no desenvolvimento físico e intelectual. A alimentação se apresenta para as crianças em fase de desenvolvimento mais do que uma necessidade fisiológica e por isso o professor enquanto mediador deve propiciar uma tomada de consciência e a formação de uma nova cultura alimentar. Alicerçado na Pedagogia de projetos o trabalho interdisciplinar buscou contribuir para a diminuição do desperdício de alimentos e ainda promover hábitos alimentares saudáveis dentro e fora do espaço escolar, conscientizando os familiares sobre a importância de uma alimentação saudável. As crianças e suas famílias puderam vivenciar e experimentar novas receitas, novos sabores, novas possibilidades e novas aprendizagens.