Pensar em educação nos dias atuais é pensar em todas as suas dimensões envolvendo os campos social, econômico e cultural, sendo estes os fatores que constroem essa complexa teia que é a educação. O trabalho desenvolvido nas salas multisseriadas, exige preparo, esforço e dedicação do professor, uma vez que não é fácil. Sempre levanto questionamentos negativos, sobre essa modalidade, como pode funcionar uma turma com varias series e um único professor lecionar para varias series ao mesmo tempo, com a falta de recursos básicos, materiais didático-pedagógicos escassos, apoio pedagógico insuficiente, dentre outros fatores. Um dos desafios da escola é conhecer o contexto cultural do aluno para que possa trabalhar de acordo com sua vivencias, e experiências, trazer a realidade do aluno para sala de aula, deixando-o a vontade para expressar seus conhecimentos prévios, aliando ao que foi aprendido. Contudo a educação oferecida ao aluno deve ser significativa, que tenha sentido e desperte o prazer em aprender, o que não acontece muitas das vezes. Recordo-me de minha trajetória escolar, onde participei de uma sala de aula multisseriados, o que dificultou meu processo de aprendizagem e marcou a infância, contudo, diante da analise desses fatores, resolvi fazer uma pesquisa sobre a educação nas salas multisseriadas, analisando; semelhanças, as dificuldades e impactos, nessa modalidade de ensino. Diante desses fatores citados a cima, me veio a seguinte indagação; Quais as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino multisseriado e como se dar esse processo de ensino e sua eficácia na aprendizagem dos educandos?. E como toda dúvida requer uma pesquisa para que seja esclarecida, será realizada tal investigação, buscando resposta para análise desses fatores. Para o alcance dessa indagação foram traçados os seguintes objetivos: Objetivo Geral: Verificar quais as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino multisseriado e como se dar esse processo de ensino e sua eficácia na aprendizagem dos educandos. Específicos: Observar se os professores utilizam recursos didáticos e se estão relacionadas a realidade dos alunos. Investigar quais as dificuldades vivenciadas pelos professores que atuam na zona rural. Identificar como está a formação continuada do professor que atua na educação das escolas rurais. Investigar qual é a realidade do ensino e aprendizagem dos educandos nas escolas rurais. A pesquisa se dará em duas escolas rurais da rede municipal de ensino. Para o levantamento de dados é necessário o uso de uma técnica ou instrumento, para coletar as informações, nesse caso será utilizado a observação e o questionário semiaberto, por achar o seu uso essencial para obter as respostas desejadas. O trabalho contará com o apoio de professores das Instituições de ensino e alunos, onde será realizada a pesquisa. Os interlocutores irão contribuir com suas falas teorias, conhecimentos e experiências referentes à sala de aula e educação e conhecimento repassados aos alunos. O trabalho será finalizado apenas em Novembro de 2016, durante esse tempo será dado continuidade as pesquisas, a fim de chegar a um resultado, partindo da questão norteadora.