Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE OS AVANÇOS E DESAFIOS ENFRENTADOS.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ENSINO MULTISSERIADO, DESAFIOS Pôster (PO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20862
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3319
    "inscrito_id" => 9342
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE OS AVANÇOS E DESAFIOS ENFRENTADOS."
    "resumo" => "Pensar em educação nos dias atuais é pensar em  todas as suas dimensões envolvendo  os  campos  social,  econômico  e  cultural,  sendo  estes os fatores que constroem  essa complexa  teia  que  é  a  educação.  O trabalho desenvolvido nas salas multisseriadas, exige preparo, esforço e dedicação do professor, uma vez que não é fácil. Sempre levanto questionamentos negativos, sobre essa modalidade, como pode funcionar uma turma com varias series e um único professor lecionar para varias series ao mesmo tempo, com a falta de recursos básicos, materiais didático-pedagógicos  escassos,  apoio pedagógico  insuficiente,  dentre  outros  fatores.  Um dos desafios da escola é conhecer o contexto cultural do aluno para que possa trabalhar de acordo com sua vivencias, e experiências, trazer a realidade do aluno para sala de aula, deixando-o a vontade para expressar seus conhecimentos prévios, aliando ao que foi aprendido. Contudo a educação oferecida ao aluno deve ser significativa, que tenha sentido e desperte o prazer em aprender, o que não acontece muitas das vezes. Recordo-me de minha trajetória escolar, onde participei de uma sala de aula multisseriados, o que dificultou meu processo de aprendizagem e marcou a infância, contudo, diante da analise desses fatores, resolvi fazer uma pesquisa sobre a educação nas salas multisseriadas,  analisando; semelhanças, as dificuldades e impactos, nessa modalidade de ensino. Diante desses fatores citados a cima, me veio a seguinte indagação; Quais as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino multisseriado e como se dar esse processo de ensino e sua eficácia na aprendizagem dos educandos?. E como toda dúvida requer uma pesquisa para que seja esclarecida, será realizada tal investigação, buscando resposta para análise desses fatores. Para o alcance dessa indagação foram traçados os seguintes objetivos: Objetivo Geral: Verificar quais as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino multisseriado  e como se dar esse processo de ensino e sua eficácia na aprendizagem dos educandos. Específicos: Observar se os professores utilizam recursos didáticos e se estão relacionadas a realidade dos alunos. Investigar quais as dificuldades vivenciadas pelos professores que atuam na zona rural. Identificar como está a formação continuada do professor que atua na educação das escolas rurais. Investigar qual é a realidade do ensino e aprendizagem dos educandos nas escolas rurais. A pesquisa se dará em duas escolas rurais da rede municipal de ensino. Para o levantamento de dados é necessário o uso de uma técnica ou instrumento, para coletar as informações, nesse caso será utilizado a observação e o questionário semiaberto, por achar o seu uso essencial para obter as respostas desejadas. O trabalho contará com o apoio de professores das Instituições de ensino e alunos, onde será realizada a pesquisa. Os interlocutores irão contribuir com suas falas teorias, conhecimentos e experiências referentes à sala de aula e  educação e conhecimento repassados aos alunos. O trabalho será finalizado apenas em Novembro de 2016, durante esse tempo será dado continuidade as pesquisas, a fim de  chegar a um resultado, partindo da questão norteadora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO MULTISSERIADO, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA2_ID9342_18082016211541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA SOUZA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA"
    "autor_email" => "ana.cristina.s.r@hotmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURICIO DE NASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20862
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 3319
    "inscrito_id" => 9342
    "titulo" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE OS AVANÇOS E DESAFIOS ENFRENTADOS."
    "resumo" => "Pensar em educação nos dias atuais é pensar em  todas as suas dimensões envolvendo  os  campos  social,  econômico  e  cultural,  sendo  estes os fatores que constroem  essa complexa  teia  que  é  a  educação.  O trabalho desenvolvido nas salas multisseriadas, exige preparo, esforço e dedicação do professor, uma vez que não é fácil. Sempre levanto questionamentos negativos, sobre essa modalidade, como pode funcionar uma turma com varias series e um único professor lecionar para varias series ao mesmo tempo, com a falta de recursos básicos, materiais didático-pedagógicos  escassos,  apoio pedagógico  insuficiente,  dentre  outros  fatores.  Um dos desafios da escola é conhecer o contexto cultural do aluno para que possa trabalhar de acordo com sua vivencias, e experiências, trazer a realidade do aluno para sala de aula, deixando-o a vontade para expressar seus conhecimentos prévios, aliando ao que foi aprendido. Contudo a educação oferecida ao aluno deve ser significativa, que tenha sentido e desperte o prazer em aprender, o que não acontece muitas das vezes. Recordo-me de minha trajetória escolar, onde participei de uma sala de aula multisseriados, o que dificultou meu processo de aprendizagem e marcou a infância, contudo, diante da analise desses fatores, resolvi fazer uma pesquisa sobre a educação nas salas multisseriadas,  analisando; semelhanças, as dificuldades e impactos, nessa modalidade de ensino. Diante desses fatores citados a cima, me veio a seguinte indagação; Quais as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino multisseriado e como se dar esse processo de ensino e sua eficácia na aprendizagem dos educandos?. E como toda dúvida requer uma pesquisa para que seja esclarecida, será realizada tal investigação, buscando resposta para análise desses fatores. Para o alcance dessa indagação foram traçados os seguintes objetivos: Objetivo Geral: Verificar quais as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino multisseriado  e como se dar esse processo de ensino e sua eficácia na aprendizagem dos educandos. Específicos: Observar se os professores utilizam recursos didáticos e se estão relacionadas a realidade dos alunos. Investigar quais as dificuldades vivenciadas pelos professores que atuam na zona rural. Identificar como está a formação continuada do professor que atua na educação das escolas rurais. Investigar qual é a realidade do ensino e aprendizagem dos educandos nas escolas rurais. A pesquisa se dará em duas escolas rurais da rede municipal de ensino. Para o levantamento de dados é necessário o uso de uma técnica ou instrumento, para coletar as informações, nesse caso será utilizado a observação e o questionário semiaberto, por achar o seu uso essencial para obter as respostas desejadas. O trabalho contará com o apoio de professores das Instituições de ensino e alunos, onde será realizada a pesquisa. Os interlocutores irão contribuir com suas falas teorias, conhecimentos e experiências referentes à sala de aula e  educação e conhecimento repassados aos alunos. O trabalho será finalizado apenas em Novembro de 2016, durante esse tempo será dado continuidade as pesquisas, a fim de  chegar a um resultado, partindo da questão norteadora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, ENSINO MULTISSERIADO, DESAFIOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA2_ID9342_18082016211541.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CRISTINA SOUZA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "ANA CRISTINA"
    "autor_email" => "ana.cristina.s.r@hotmail."
    "autor_ies" => "FACULDADE MAURICIO DE NASSAU"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Pensar em educação nos dias atuais é pensar em todas as suas dimensões envolvendo os campos social, econômico e cultural, sendo estes os fatores que constroem essa complexa teia que é a educação. O trabalho desenvolvido nas salas multisseriadas, exige preparo, esforço e dedicação do professor, uma vez que não é fácil. Sempre levanto questionamentos negativos, sobre essa modalidade, como pode funcionar uma turma com varias series e um único professor lecionar para varias series ao mesmo tempo, com a falta de recursos básicos, materiais didático-pedagógicos escassos, apoio pedagógico insuficiente, dentre outros fatores. Um dos desafios da escola é conhecer o contexto cultural do aluno para que possa trabalhar de acordo com sua vivencias, e experiências, trazer a realidade do aluno para sala de aula, deixando-o a vontade para expressar seus conhecimentos prévios, aliando ao que foi aprendido. Contudo a educação oferecida ao aluno deve ser significativa, que tenha sentido e desperte o prazer em aprender, o que não acontece muitas das vezes. Recordo-me de minha trajetória escolar, onde participei de uma sala de aula multisseriados, o que dificultou meu processo de aprendizagem e marcou a infância, contudo, diante da analise desses fatores, resolvi fazer uma pesquisa sobre a educação nas salas multisseriadas, analisando; semelhanças, as dificuldades e impactos, nessa modalidade de ensino. Diante desses fatores citados a cima, me veio a seguinte indagação; Quais as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino multisseriado e como se dar esse processo de ensino e sua eficácia na aprendizagem dos educandos?. E como toda dúvida requer uma pesquisa para que seja esclarecida, será realizada tal investigação, buscando resposta para análise desses fatores. Para o alcance dessa indagação foram traçados os seguintes objetivos: Objetivo Geral: Verificar quais as dificuldades apresentadas pelos alunos no ensino multisseriado e como se dar esse processo de ensino e sua eficácia na aprendizagem dos educandos. Específicos: Observar se os professores utilizam recursos didáticos e se estão relacionadas a realidade dos alunos. Investigar quais as dificuldades vivenciadas pelos professores que atuam na zona rural. Identificar como está a formação continuada do professor que atua na educação das escolas rurais. Investigar qual é a realidade do ensino e aprendizagem dos educandos nas escolas rurais. A pesquisa se dará em duas escolas rurais da rede municipal de ensino. Para o levantamento de dados é necessário o uso de uma técnica ou instrumento, para coletar as informações, nesse caso será utilizado a observação e o questionário semiaberto, por achar o seu uso essencial para obter as respostas desejadas. O trabalho contará com o apoio de professores das Instituições de ensino e alunos, onde será realizada a pesquisa. Os interlocutores irão contribuir com suas falas teorias, conhecimentos e experiências referentes à sala de aula e educação e conhecimento repassados aos alunos. O trabalho será finalizado apenas em Novembro de 2016, durante esse tempo será dado continuidade as pesquisas, a fim de chegar a um resultado, partindo da questão norteadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.