A Etologia é o estudo da evolução do comportamento animal, e tem como um dos enfoques atualmente o bem-estar animal. Tendo em vista a carência de trabalhos educativos com a comunidade científica sobre a temática em questão, objetivou-se neste trabalho, analisar os conhecimentos prévios dos discentes em relação aos conceitos-chave da Etologia e, a partir disso, promover a realização de atividades quem permitam a interatividade inter-relacionada ao interesse pela temática enfatizada em uma Escola Estadual da Paraíba. O presente trabalho foi realizado por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, durante a disciplina Etologia, na Universidade Federal de Campina Grande, no Centro de Educação e Saúde (UFCG-CES). O local de realização da pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité-PB. O público alvo consistiu em alunos do 1º ano do ensino médio, no turno matutino. Primeiramente, houve a aplicação de um questionário, e, posteriormente foram aplicadas três atividades, sendo estas: uma palestra sobre Etologia e Bem-estar animal, discussão de texto e, posteriormente, construção de textos visuais. Pode-se afirmar que as atividades realizadas foram de grande relevância no contexto educacional, sendo possível realizar uma análise das concepções prévias dos discentes frente à temática abordada, bem como, inferir posicionamentos construtivos a partir de indagações e reflexões feitas pelos agentes educandos. Por fim, observou-se a necessidade da abrangência dos conhecimentos etológicos obtidos nos conteúdos do livro didático, através de estratégias que promovam uma abordagem significativa que permita relacionar os assuntos de Zoologia do ensino básico com o comportamento dos grupos de animais, apresentando sua funcionalidade e significância.