O PROFESSOR NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21705 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1028 "inscrito_id" => 4409 "titulo" => "O PROFESSOR NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O referido artigo é resultante de uma coleta de dados efetuada em uma instituição pública da rede municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras – PB, a qual constituiu uma atividade da disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. Tal atividade objetivou observar e analisar como se organiza a ação pedagógica na educação infantil, aspectos tais como: espaço em sala de aula, organização do tempo, interações entre os membros que compõem a comunidade escolar, disponibilidade de materiais pedagógicos, experiências de cuidado/educação, entre outros. Para a revisão de literatura buscou-se aporte teórico nos seguintes autores: Barbosa (2006), Bujes (2001), Horn (2012), Silva (1996), além de consultar bases legais tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (1998). A metodologia utilizada foi uma observação estruturada, realizada em uma sala de educação infantil do pré 1. A educação Infantil tem um papel incontestável na vida das crianças provenientes das mais diversas conjunturas e contextos econômicos, sociais e culturais. Ela constitui-se em um espaço de intensas aprendizagens, no qual se constrói conhecimentos e saberes por meio de interações com as mais diversas pessoas e/ou situações. As observações realizadas indicam que, apesar de alguns avanços na Educação Infantil, ainda há muito pelo que se lutar. Salas numerosas que dificultam o acompanhamento individual das crianças - primordial nesta etapa da Educação Básica - por parte do professor; formação docente que possibilite melhorias nas práticas, de modo a haver maior atenção à articulação entre educação, cuidado e brincadeira; maior atenção aos materiais e ao acesso destes, por parte das crianças; uma organização do tempo que respeite o tempo das crianças, dentre outras tantas dimensões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID4409_12082016224523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA DANTAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERICA DANTAS " "autor_email" => "erica-100789@live.com" "autor_ies" => "UFCG " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21705 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1028 "inscrito_id" => 4409 "titulo" => "O PROFESSOR NO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O referido artigo é resultante de uma coleta de dados efetuada em uma instituição pública da rede municipal de ensino, situada na cidade de Cajazeiras – PB, a qual constituiu uma atividade da disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil do curso de Pedagogia do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal de Campina Grande. Tal atividade objetivou observar e analisar como se organiza a ação pedagógica na educação infantil, aspectos tais como: espaço em sala de aula, organização do tempo, interações entre os membros que compõem a comunidade escolar, disponibilidade de materiais pedagógicos, experiências de cuidado/educação, entre outros. Para a revisão de literatura buscou-se aporte teórico nos seguintes autores: Barbosa (2006), Bujes (2001), Horn (2012), Silva (1996), além de consultar bases legais tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) e os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil (1998). A metodologia utilizada foi uma observação estruturada, realizada em uma sala de educação infantil do pré 1. A educação Infantil tem um papel incontestável na vida das crianças provenientes das mais diversas conjunturas e contextos econômicos, sociais e culturais. Ela constitui-se em um espaço de intensas aprendizagens, no qual se constrói conhecimentos e saberes por meio de interações com as mais diversas pessoas e/ou situações. As observações realizadas indicam que, apesar de alguns avanços na Educação Infantil, ainda há muito pelo que se lutar. Salas numerosas que dificultam o acompanhamento individual das crianças - primordial nesta etapa da Educação Básica - por parte do professor; formação docente que possibilite melhorias nas práticas, de modo a haver maior atenção à articulação entre educação, cuidado e brincadeira; maior atenção aos materiais e ao acesso destes, por parte das crianças; uma organização do tempo que respeite o tempo das crianças, dentre outras tantas dimensões." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Infantil" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, AÇÃO PEDAGÓGICA, ENSINO APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID4409_12082016224523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ERICA DANTAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ERICA DANTAS " "autor_email" => "erica-100789@live.com" "autor_ies" => "UFCG " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }