Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO HISTÓRICA E PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, CONHECIMENTO HISTÓRICO, PEDAGOGIA DO OPRIMIDO Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

As pesquisas internacionais no campo da Educação Histórica vêm se desenvolvendo em países como Inglaterra, Alemanha e Portugal; e chegam agora ao Brasil tendo como parâmetro investigar como é compreendida a construção do conhecimento histórico nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este trabalho tem como objetivo uma discussão acerca do conhecimento histórico produzido em sala de aula sob a perspectiva de ensino e aprendizagem do docente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso será utilizado abordagens do livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire (1987) quando se discute o tema da educação bancária e da educação como uma práxis educativa critica, propondo um comprometimento social na condição de emancipação do aluno além de autores que discutem em suas pesquisas a construção do conhecimento histórico, como Cainelli (2006) e Schimdt (2012).

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