“REALIDADE AUMENTADA” COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22468 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 10343 "titulo" => "“REALIDADE AUMENTADA” COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES" "resumo" => "O avanço tecnológico vem produzindo transformações em diferen¬tes segmentos da educação, auxiliando no planejamento e execução de ações pedagógicas que atendam às demandas da sociedade contemporânea por intermédio dos instrumentos e/ou recursos tecnológicos. No espaço escolar, o recurso “realidade aumentada” é considerado por alguns estudiosos como uma possibilidade de estratégia de ensino que visa motivar e despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos escolares ministrados em sala de aula. A partir deste contexto, esse trabalho objetiva apresentar uma revisão teórica sobre as produções científicas que apresentam o recurso da “realidade aumentada” como uma estratégia pedagógica de ensino que viabiliza a aprendizagem dos conteúdos escolares de modo mais significativo, interativo, motivador e prazeroso. Foram utilizados como fonte de pesquisa artigos científicos presentes no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Electronic Library On-line, anais de eventos científicos e livros que apresentam pesquisas científicas sobre o uso da “realidade aumentada” e “práticas pedagógicas de ensino”. Foram encontrados 39 artigos publicados sobre o uso da “realidade aumentada” como possibilidade de estratégia de ensino que eleva a qualidade de ensino e aprendizagem de modo interativo e prazeroso. Todavia, os autores pesquisados ressaltam que o professor deve conhecer e saber como utilizar esse recurso tecnológico e planejar previamente como o conteúdo curricular será ministrado em sala de aula. Por fim, podemos concluir que o recurso tecnológico de “realidade aumentada” configura-se como uma possibilidade de ensino que deve ser valorizada e, quando possível, aplicada pelos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "REALIDADE AUMENTADA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID10343_15082016161334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO ALVES DO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "CICERO ALVES" "autor_email" => "ciceronmt12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO- CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22468 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 10343 "titulo" => "“REALIDADE AUMENTADA” COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES" "resumo" => "O avanço tecnológico vem produzindo transformações em diferen¬tes segmentos da educação, auxiliando no planejamento e execução de ações pedagógicas que atendam às demandas da sociedade contemporânea por intermédio dos instrumentos e/ou recursos tecnológicos. No espaço escolar, o recurso “realidade aumentada” é considerado por alguns estudiosos como uma possibilidade de estratégia de ensino que visa motivar e despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos escolares ministrados em sala de aula. A partir deste contexto, esse trabalho objetiva apresentar uma revisão teórica sobre as produções científicas que apresentam o recurso da “realidade aumentada” como uma estratégia pedagógica de ensino que viabiliza a aprendizagem dos conteúdos escolares de modo mais significativo, interativo, motivador e prazeroso. Foram utilizados como fonte de pesquisa artigos científicos presentes no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Electronic Library On-line, anais de eventos científicos e livros que apresentam pesquisas científicas sobre o uso da “realidade aumentada” e “práticas pedagógicas de ensino”. Foram encontrados 39 artigos publicados sobre o uso da “realidade aumentada” como possibilidade de estratégia de ensino que eleva a qualidade de ensino e aprendizagem de modo interativo e prazeroso. Todavia, os autores pesquisados ressaltam que o professor deve conhecer e saber como utilizar esse recurso tecnológico e planejar previamente como o conteúdo curricular será ministrado em sala de aula. Por fim, podemos concluir que o recurso tecnológico de “realidade aumentada” configura-se como uma possibilidade de ensino que deve ser valorizada e, quando possível, aplicada pelos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "REALIDADE AUMENTADA, ESTRATÉGIA DE ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA19_ID10343_15082016161334.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO ALVES DO NASCIMENTO " "autor_nome_curto" => "CICERO ALVES" "autor_email" => "ciceronmt12@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO- CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }