, Ciceroalvesdonascimento et al.. . Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/22468>. Acesso em: 22/12/2024 11:01
O avanço tecnológico vem produzindo transformações em diferen¬tes segmentos da educação, auxiliando no planejamento e execução de ações pedagógicas que atendam às demandas da sociedade contemporânea por intermédio dos instrumentos e/ou recursos tecnológicos. No espaço escolar, o recurso “realidade aumentada” é considerado por alguns estudiosos como uma possibilidade de estratégia de ensino que visa motivar e despertar o interesse dos alunos pelos conteúdos escolares ministrados em sala de aula. A partir deste contexto, esse trabalho objetiva apresentar uma revisão teórica sobre as produções científicas que apresentam o recurso da “realidade aumentada” como uma estratégia pedagógica de ensino que viabiliza a aprendizagem dos conteúdos escolares de modo mais significativo, interativo, motivador e prazeroso. Foram utilizados como fonte de pesquisa artigos científicos presentes no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Electronic Library On-line, anais de eventos científicos e livros que apresentam pesquisas científicas sobre o uso da “realidade aumentada” e “práticas pedagógicas de ensino”. Foram encontrados 39 artigos publicados sobre o uso da “realidade aumentada” como possibilidade de estratégia de ensino que eleva a qualidade de ensino e aprendizagem de modo interativo e prazeroso. Todavia, os autores pesquisados ressaltam que o professor deve conhecer e saber como utilizar esse recurso tecnológico e planejar previamente como o conteúdo curricular será ministrado em sala de aula. Por fim, podemos concluir que o recurso tecnológico de “realidade aumentada” configura-se como uma possibilidade de ensino que deve ser valorizada e, quando possível, aplicada pelos professores.