GOMES, Hortência Pessoa Rêgo et al.. Educação ambiental: múltiplas abordagens. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20772>. Acesso em: 05/11/2024 12:02
O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre as abordagens de Educação Ambiental na visão dos principais estudiosos no Brasil sobre a temática. Iniciamos com a palavra Educação e sua abrangência e como esta recebe a adjetivação “Ambiental”, que a qualifica como uma prática educativa voltada para as práticas relacionadas às questões ambientais e ao convívio equilibrado entre seres humanos e o meio ambiente. Considerando a gravidade da crise ambiental e a emergência do enfrentamento desta, não há um público específico ao qual a educação ambiental deva se destinar, destacando também, não pactuar com a ideia simplista de transformação da criança hoje para termos uma sociedade transformada amanhã Em seguida, apresentamos suas várias tipologias: Conservadora, Alfabetização Ecológica, Ecopedagogia, Educação Ambiental Crítica, Transformadora ou Emancipatória, Educação no Processo de Gestão Ambiental, na visão de autores como Guimarães, Carvalho, Avanzi, Loureiro, Lima e Quintas. O próprio conceito de educação ambiental já é, ele mesmo, efeito de uma adjetivação. Ao longo do tempo, muitos questionamentos sobre a denominação de EA enquanto um tipo de educação e os argumentos contrários, que tentam diluí-la no marco geral da educação, contrariando a identidade do que hoje reconhecemos como tal. A diversidade de denominações, o estado do debate em educação ambiental, não é evidente nem transparente para quem envereda pela multiplicidade das trilhas conceituais, práticas e metodológicas que aí se ramificam.