Este relato trata de pesquisa concluída vinculada ao Mestrado em Educação da UNESP, campus de Rio Claro - SP. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa em uma escola da Rede Municipal desta cidade, com uma professora que trabalhava com crianças de quatro anos e os vinte cinco alunos desta turma. Tinha-se o intuito de identificar as posturas da professora de educação infantil no que se refere aos brinquedos à luz de questões caras para Michel Foucault, a partir da questão de pesquisa: Como se configura o papel do brinquedo para a formação das crianças na Educação Infantil acerca da sociedade disciplinar foucaultiana? Utilizou-se de análise documental, observações de campo, entrevista semiestruturada, registros em diário e registros fotográficos. Os resultados foram categorizados em quatro eixos de análises, os quais contemplavam a escola e a presença de apontamentos da sociedade disciplinar foucaultiana, a maneira como os brinquedos eram utilizados, além das práticas da professora A e algumas transgressões à essas relações de poder.