Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERFACES DA METACOGNIÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavra-chaves: METACOGNIÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO Pôster (PO) Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21269
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 694
    "inscrito_id" => 9317
    "titulo" => "INTERFACES DA METACOGNIÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância de se conceber relação entre o caráter cognitivo e social da língua para o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, o conceito de metacognição se torna relevante como sendo um dos cernes no ensino de língua materna, visto que ensinar e aprender língua materna é, desde o processo inicial da alfabetização ao intermitente processo de letramento, tornar mais consciente o que já se sabe na prática que é se comunicar. Essa tomada de consciência para o ensino de língua na dimensão cognitiva encontra respaldo nos estudos sobre a metacognição e em sua dimensão social dialogo com o letramento ideológico, crítico, no qual se concebe os sujeitos como agentes e protagonista em sua língua."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "METACOGNIÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9317_08082016135357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLEYNE CÁSSIA PORTELA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GISLEYNE PORTEL"
    "autor_email" => "gisleyneportela@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21269
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 694
    "inscrito_id" => 9317
    "titulo" => "INTERFACES DA METACOGNIÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => "Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância de se conceber relação entre o caráter cognitivo e social da língua para o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, o conceito de metacognição se torna relevante como sendo um dos cernes no ensino de língua materna, visto que ensinar e aprender língua materna é, desde o processo inicial da alfabetização ao intermitente processo de letramento, tornar mais consciente o que já se sabe na prática que é se comunicar. Essa tomada de consciência para o ensino de língua na dimensão cognitiva encontra respaldo nos estudos sobre a metacognição e em sua dimensão social dialogo com o letramento ideológico, crítico, no qual se concebe os sujeitos como agentes e protagonista em sua língua."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "METACOGNIÇÃO, ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA5_ID9317_08082016135357.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISLEYNE CÁSSIA PORTELA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "GISLEYNE PORTEL"
    "autor_email" => "gisleyneportela@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre a importância de se conceber relação entre o caráter cognitivo e social da língua para o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, o conceito de metacognição se torna relevante como sendo um dos cernes no ensino de língua materna, visto que ensinar e aprender língua materna é, desde o processo inicial da alfabetização ao intermitente processo de letramento, tornar mais consciente o que já se sabe na prática que é se comunicar. Essa tomada de consciência para o ensino de língua na dimensão cognitiva encontra respaldo nos estudos sobre a metacognição e em sua dimensão social dialogo com o letramento ideológico, crítico, no qual se concebe os sujeitos como agentes e protagonista em sua língua.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.