Este artigo propõe dar início à discussões sobre uma pedagogia de ensino de música com formato ainda pouco conhecido. Trata-se de uma proposta de educação musical baseada no Ensino Multisserial e na aprendizagem colaborativa, chegando a um tipo de ensino que seus autores consideram tratar-se do Ensino Multinível. Busca-se, dessa maneira, contribuir para uma maior prática e difusão da Educação Musical, especialmente aos conteúdos e práticas que se referem ao ‘ensino de teoria’ e ao ‘ensino da performance musical’. A proposta metodológica (Método xxx - Educação Musical - Linguagem e Estruturação Musical Multinível) prevê divisão de turmas em grupos distintos, respeitados os níveis diferenciados de aprendizagem de cada participante. O professor intermedia os grupos visando a interação inter e entre grupos. As práticas coletivas são estimuladas e os conteúdos planejados são interativos. Objetiva-se, quanto à aferição da aprendizagem, observar a possibilidade de mudanças de níveis, a melhoria da prática de conjunto e a satisfação do aluno com a performance musical.