A presente proposta visa dialogar com as discussões atuais acerca dos comandos de produção escrita e da necessidade da prática de reescrita textual para o aperfeiçoamento do ensino e da aprendizagem da escrita nas séries finais do Ensino Fundamental. Para tal, recorreu-se aos documentos oficiais que regem o ensino de língua portuguesa em nível nacional - Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e estadual – Parâmetros para a Educação Básica do estado de Pernambuco (PERNAMBUCO, 2012), bem como aos principais estudiosos que discorrem acerca dessa temática, tais como: Therezo(2012); Marcuschi(2000) e Koch; Elias(2015). Uma vez que resultados de instrumentos avaliativos de larga escala da Educação Básica apontam que muitos aprendizes têm concluído essa etapa do ensino sem as competências básicas em escrita. Chama-se a atenção para a necessidade de sistematização das atividades de reescrita, vinculadas a comandos claros de produção textual, para que os aprendizes percebam exatamente em que pontos estão precisando melhorar, possibilitando-lhes formas de aperfeiçoar sua produção textual, através da reescrita. Para isso, são apresentados modelos de grades de correção textual baseados em Therezo(2012), que podem atender aos objetivos pretendidos em diferentes produções textuais. Por fim, é proposta uma oficina didática para professores das séries finais do Ensino Fundamental e um ciclo de aprendizagem de base sistêmico-funcional (ROTHERY, 1996) voltado à escrita de gêneros, levando em consideração a produção inicial e a reescrita. Espera-se com essa proposta contribuir com a formação continuada dos professores e assim aperfeiçoar as habilidades de produção escrita dos aprendizes de forma reflexiva.