Este estudo tem sua relevância por assumir o compromisso de compreender a docência da Física na região do Curimataú Oriental Paraibano ciente que o Ensino Médio necessita de uma reconfiguração e práticas mais reflexivas, vislumbrando a construção de identidades dos profissionais que nele atuam. Assim, percebe-se a importância dos que fazem a educação acontecer serem chamados a apresentar as suas necessidades, pois, do contrário, nenhuma política educacional logrará resultados positivos se os mesmos não tiverem a oportunidade de serem ouvidos antes da implantação de qualquer encaminhamento legal.
Nesse sentido, este artigo científico apresenta o resultado de uma pesquisa descritiva e quantitativa nos Municípios de Araruna, Cacimba de Dentro e Tacima na região do Curimataú Oriental Paraibano acerca da docência no ensino de Física, objetivando um primeiro diagnóstico da prática pedagógica de professores neste referido componente curricular nas salas de aulas da região. Isto considerado, é objetivo deste trabalho apresentar as necessidades formativas de professores que lecionam Física no Curimataú Paraibano. Os resultados apresentam os docentes solicitando o apoio da Universidade para que a mesma se aproxime das escolas e que estão dispostos a fazer desde uma graduação específica para ensinar a Física, pois na região à docência nesta área está entregue a profissionais de outras áreas, como formação continuada no desenvolvimento da carreira.