O uso dos jogos é essencial para o ensino de matemática. A problematização a partir dos jogos permite um modo atrativo e criativo de ensinar (PCN, 1998). O trabalho nomeado como o uso do dominó da distributividade como ferramenta facilitadora da aprendizagem dos produtos notáveis, foi aplicado na Unidade Escolar Sebastião Cruz na cidade de São Gonçalo do Piauí. O referido trabalho tem como objetivo investigar o desempenho do aluno no conteúdo referente a produtos notáveis, investigando as dificuldades e verificando como esse jogo estimula o desenvolvimento cognitivo dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A proposta surgiu a partir da necessidade da disciplina Pesquisa no Ensino da Matemática com o intuito de descobrir o conteúdo em que os alunos do 9º ano sentiam mais dificuldades e com isso desenvolver algum método diferente da aula expositiva. A referida pesquisa foi dividida em três etapas. Na primeira, foi aplicado um teste diagnóstico onde os alunos apresentaram dificuldades. Na segunda foi exposto o conteúdo produtos notáveis com o uso de recursos áudio visuais onde houve uma melhoria no entendimento do conteúdo e assim dando inicio a aplicação do jogo. Na terceira foi aplicado um questionário para verificar o que os alunos aprenderam com as etapas anteriores. Através dos estudos pode-se perceber que a exposição e aplicação do jogo contribuíram para melhor compreensão do conteúdo produtos notáveis.