FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS ENTRE JOVENS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21119 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2113 "inscrito_id" => 9997 "titulo" => "FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS ENTRE JOVENS" "resumo" => "A participação das pessoas nas redes sociais digitais é importante para o compartilhamento de informação e conhecimento, pois elas podem se tornar espaços propícios para a socialização e construção de ambos. Este artigo aborda essa participação e aponta alguns fatores que ocasionam os diversos tipos de uso das redes sociais digitais entre jovens que cursam o 1° ano do Ensino Médio da E. E. E. F. M. José Rocha Sobrinho, no município de Bananeiras – PB. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e bibliográfica, de abordagem qualitativa, realizada com 26 jovens. Os dados foram coletados por meio de questionário misto que abordou como se dá o uso de redes sociais digitais, como o Facebook, Isntagram, Twitter e WhatsApp. Chamou-nos atenção o fato de que grande parte da juventude contemporânea dispõe e usa as redes sociais digitais. Como aporte teórico, nos pautamos, principalmente, nos estudos de Regina Maria Marteleto, Brian Kelly, Raquel Recuero e João Mattar. Constatamos que, em geral, os usos são apenas como meios de entretenimento e lazer, mas que todos o(a)s jovens utilizam, pelo menos, uma dessas redes e têm expectativas do uso delas em sala de aula. Concluímos que é preciso partir da escola orientações e estímulos saudáveis e motivadores para outros tipos de usos, pois essas redes, quando bem exploradas, podem ser utilizadas como ferramenta para facilitar os processos de ensino-aprendizagem, a construção e disseminação do conhecimento e a interação e inclusão social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "REDES SOCIAIS DIGITAIS, JUVENTUDE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID9997_15082016210824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS VITÓRIAS GONÇALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA VITÓRIA" "autor_email" => "mariah.vianny_@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21119 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2113 "inscrito_id" => 9997 "titulo" => "FORMAS DE UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS ENTRE JOVENS" "resumo" => "A participação das pessoas nas redes sociais digitais é importante para o compartilhamento de informação e conhecimento, pois elas podem se tornar espaços propícios para a socialização e construção de ambos. Este artigo aborda essa participação e aponta alguns fatores que ocasionam os diversos tipos de uso das redes sociais digitais entre jovens que cursam o 1° ano do Ensino Médio da E. E. E. F. M. José Rocha Sobrinho, no município de Bananeiras – PB. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e bibliográfica, de abordagem qualitativa, realizada com 26 jovens. Os dados foram coletados por meio de questionário misto que abordou como se dá o uso de redes sociais digitais, como o Facebook, Isntagram, Twitter e WhatsApp. Chamou-nos atenção o fato de que grande parte da juventude contemporânea dispõe e usa as redes sociais digitais. Como aporte teórico, nos pautamos, principalmente, nos estudos de Regina Maria Marteleto, Brian Kelly, Raquel Recuero e João Mattar. Constatamos que, em geral, os usos são apenas como meios de entretenimento e lazer, mas que todos o(a)s jovens utilizam, pelo menos, uma dessas redes e têm expectativas do uso delas em sala de aula. Concluímos que é preciso partir da escola orientações e estímulos saudáveis e motivadores para outros tipos de usos, pois essas redes, quando bem exploradas, podem ser utilizadas como ferramenta para facilitar os processos de ensino-aprendizagem, a construção e disseminação do conhecimento e a interação e inclusão social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação, Mídia e Comunicação" "palavra_chave" => "REDES SOCIAIS DIGITAIS, JUVENTUDE, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA19_ID9997_15082016210824.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS VITÓRIAS GONÇALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIA VITÓRIA" "autor_email" => "mariah.vianny_@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }