A participação das pessoas nas redes sociais digitais é importante para o compartilhamento de informação e conhecimento, pois elas podem se tornar espaços propícios para a socialização e construção de ambos. Este artigo aborda essa participação e aponta alguns fatores que ocasionam os diversos tipos de uso das redes sociais digitais entre jovens que cursam o 1° ano do Ensino Médio da E. E. E. F. M. José Rocha Sobrinho, no município de Bananeiras – PB. Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e bibliográfica, de abordagem qualitativa, realizada com 26 jovens. Os dados foram coletados por meio de questionário misto que abordou como se dá o uso de redes sociais digitais, como o Facebook, Isntagram, Twitter e WhatsApp. Chamou-nos atenção o fato de que grande parte da juventude contemporânea dispõe e usa as redes sociais digitais. Como aporte teórico, nos pautamos, principalmente, nos estudos de Regina Maria Marteleto, Brian Kelly, Raquel Recuero e João Mattar. Constatamos que, em geral, os usos são apenas como meios de entretenimento e lazer, mas que todos o(a)s jovens utilizam, pelo menos, uma dessas redes e têm expectativas do uso delas em sala de aula. Concluímos que é preciso partir da escola orientações e estímulos saudáveis e motivadores para outros tipos de usos, pois essas redes, quando bem exploradas, podem ser utilizadas como ferramenta para facilitar os processos de ensino-aprendizagem, a construção e disseminação do conhecimento e a interação e inclusão social.