JOGOS DIDÁTICOS: SIMULAÇÕES PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21299 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 663 "inscrito_id" => 899 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: SIMULAÇÕES PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA" "resumo" => "Jogos didáticos são simulações que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. O currículo de Biologia apresenta um conjunto denso de informações, e isso faz com que haja uma falsa impressão de que a importância da aprendizagem está na quantidade de conteúdos. Desta maneira, o presente trabalho objetivou descrever como os jogos didáticos podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino médio (três turmas do 2º ano do turno vespertino, totalizando 41 alunos). Foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, PB. Utilizou-se um jogo didático que consistiu em um conjunto de cartas sobre o tema “Zoologia dos Vertebrados”. No início da aula, foi realizada uma revisão sobre as características gerais dos grupos animais vertebrados. Em seguida, foi explicado como funcionava o jogo de cartas e realizada a atividade monitorada em sala de aula. Depois, aplicou-se um questionário com vistas a descrever a percepção dos discentes sobre a utilização do referido jogo. Inicialmente, houve desinteresse por parte dos estudantes, no entanto, no decorrer da atividade eles foram bastante participativos e interessados no tema estudado, demostrando que ferramentas didáticas, como os jogos, podem melhorar significativamente o processo ensino-aprendizagem, tanto de Biologia como das demais componentes curriculares. Sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MODALIDADES DIDÁTICAS, ENSINO MÉDIO, PRÁTICAS EM ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID899_06082016224523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VINÍCIUS FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "ZÉ VINÍCIUS" "autor_email" => "fernandesvinicius26@yahoo" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21299 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 663 "inscrito_id" => 899 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: SIMULAÇÕES PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA" "resumo" => "Jogos didáticos são simulações que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. O currículo de Biologia apresenta um conjunto denso de informações, e isso faz com que haja uma falsa impressão de que a importância da aprendizagem está na quantidade de conteúdos. Desta maneira, o presente trabalho objetivou descrever como os jogos didáticos podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino médio (três turmas do 2º ano do turno vespertino, totalizando 41 alunos). Foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, PB. Utilizou-se um jogo didático que consistiu em um conjunto de cartas sobre o tema “Zoologia dos Vertebrados”. No início da aula, foi realizada uma revisão sobre as características gerais dos grupos animais vertebrados. Em seguida, foi explicado como funcionava o jogo de cartas e realizada a atividade monitorada em sala de aula. Depois, aplicou-se um questionário com vistas a descrever a percepção dos discentes sobre a utilização do referido jogo. Inicialmente, houve desinteresse por parte dos estudantes, no entanto, no decorrer da atividade eles foram bastante participativos e interessados no tema estudado, demostrando que ferramentas didáticas, como os jogos, podem melhorar significativamente o processo ensino-aprendizagem, tanto de Biologia como das demais componentes curriculares. Sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MODALIDADES DIDÁTICAS, ENSINO MÉDIO, PRÁTICAS EM ENSINO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID899_06082016224523.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VINÍCIUS FERNANDES SILVA" "autor_nome_curto" => "ZÉ VINÍCIUS" "autor_email" => "fernandesvinicius26@yahoo" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }