Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS DIDÁTICOS: SIMULAÇÕES PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, MODALIDADES DIDÁTICAS, ENSINO MÉDIO, PRÁTICAS EM ENSINO Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21299
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 663
    "inscrito_id" => 899
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: SIMULAÇÕES PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA"
    "resumo" => "Jogos didáticos são simulações que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. O currículo de Biologia apresenta um conjunto denso de informações, e isso faz com que haja uma falsa impressão de que a importância da aprendizagem está na quantidade de conteúdos. Desta maneira, o presente trabalho objetivou descrever como os jogos didáticos podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino médio (três turmas do 2º ano do turno vespertino, totalizando 41 alunos). Foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, PB. Utilizou-se um jogo didático que consistiu em um conjunto de cartas sobre o tema “Zoologia dos Vertebrados”. No início da aula, foi realizada uma revisão sobre as características gerais dos grupos animais vertebrados. Em seguida, foi explicado como funcionava o jogo de cartas e realizada a atividade monitorada em sala de aula. Depois, aplicou-se um questionário com vistas a descrever a percepção dos discentes sobre a utilização do referido jogo. Inicialmente, houve desinteresse por parte dos estudantes, no entanto, no decorrer da atividade eles foram bastante participativos e interessados no tema estudado, demostrando que ferramentas didáticas, como os jogos, podem melhorar significativamente o processo ensino-aprendizagem, tanto de Biologia como das demais componentes curriculares. Sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MODALIDADES DIDÁTICAS, ENSINO MÉDIO, PRÁTICAS EM ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID899_06082016224523.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VINÍCIUS FERNANDES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ZÉ VINÍCIUS"
    "autor_email" => "fernandesvinicius26@yahoo"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21299
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 663
    "inscrito_id" => 899
    "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS: SIMULAÇÕES PARA AUXILIAR NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ZOOLOGIA"
    "resumo" => "Jogos didáticos são simulações que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. O currículo de Biologia apresenta um conjunto denso de informações, e isso faz com que haja uma falsa impressão de que a importância da aprendizagem está na quantidade de conteúdos. Desta maneira, o presente trabalho objetivou descrever como os jogos didáticos podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino médio (três turmas do 2º ano do turno vespertino, totalizando 41 alunos). Foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, PB. Utilizou-se um jogo didático que consistiu em um conjunto de cartas sobre o tema “Zoologia dos Vertebrados”. No início da aula, foi realizada uma revisão sobre as características gerais dos grupos animais vertebrados. Em seguida, foi explicado como funcionava o jogo de cartas e realizada a atividade monitorada em sala de aula. Depois, aplicou-se um questionário com vistas a descrever a percepção dos discentes sobre a utilização do referido jogo. Inicialmente, houve desinteresse por parte dos estudantes, no entanto, no decorrer da atividade eles foram bastante participativos e interessados no tema estudado, demostrando que ferramentas didáticas, como os jogos, podem melhorar significativamente o processo ensino-aprendizagem, tanto de Biologia como das demais componentes curriculares. Sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, MODALIDADES DIDÁTICAS, ENSINO MÉDIO, PRÁTICAS EM ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID899_06082016224523.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ VINÍCIUS FERNANDES SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ZÉ VINÍCIUS"
    "autor_email" => "fernandesvinicius26@yahoo"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Jogos didáticos são simulações que podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizagem. O currículo de Biologia apresenta um conjunto denso de informações, e isso faz com que haja uma falsa impressão de que a importância da aprendizagem está na quantidade de conteúdos. Desta maneira, o presente trabalho objetivou descrever como os jogos didáticos podem auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos estudantes do ensino médio (três turmas do 2º ano do turno vespertino, totalizando 41 alunos). Foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto (EEEFMJLN), localizada no município de Barra de Santa Rosa, PB. Utilizou-se um jogo didático que consistiu em um conjunto de cartas sobre o tema “Zoologia dos Vertebrados”. No início da aula, foi realizada uma revisão sobre as características gerais dos grupos animais vertebrados. Em seguida, foi explicado como funcionava o jogo de cartas e realizada a atividade monitorada em sala de aula. Depois, aplicou-se um questionário com vistas a descrever a percepção dos discentes sobre a utilização do referido jogo. Inicialmente, houve desinteresse por parte dos estudantes, no entanto, no decorrer da atividade eles foram bastante participativos e interessados no tema estudado, demostrando que ferramentas didáticas, como os jogos, podem melhorar significativamente o processo ensino-aprendizagem, tanto de Biologia como das demais componentes curriculares. Sugere-se que haja uma ampliação do uso desse recurso didático na escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.