O presente trabalho busca compartilhar experiências advindas do projeto “A professora está grávida! Que tal estudarmos sobre os bebês?”, o qual foi vivenciado junto a uma turma de nível quatro – crianças com idade entre 3 e 4 anos – em um centro infantil municipal, na cidade de Parnamirim – RN, durante o ano letivo de 2012. Seu objetivo principal é refletir sobre a importância de ouvir a criança no processo de elaboração de projetos pedagógicos, tornando-a cooperadora da construção do conhecimento. Este projeto partiu da curiosidade das crianças sobre a gravidez de sua professora. Buscou-se compreender a origem da vida humana, comparando-a com a de outros seres vivos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental. Elegeu-se como referencial teórico, sobretudo, o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI), as Diretrizes Curriculares Nacionais e os recentes estudos para elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados foram mais que satisfatórios, foi possível constatar que o fazer pedagógico vai além da mera transmissão de conhecimentos, é preciso considerar o conhecimento e as idéias que as crianças já possuem. As crianças, comprovaram sua condição de seres pensantes, sujeitos históricos e de direitos capazes de construir saberes junto com o professor. Os familiares participaram ativamente do processo, fortalecendo a relação escola-família.