Este artigo tem o objetivo de promover a reflexão do Ensino Religioso enquanto componente curricular, bem como as implicações e controvérsias de como é compreendido esse ensino no currículo escolar, apontando para a desconstrução e a ressignificação de práticas pedagógicas confessionais e prosélitas. Nessa perspectiva, apontamos aqui novos olhares e concepções acerca desse ensino, uma vez que temos a área da (s) Ciência (as) da (s) Religião (ões) a nível de graduação e pós-graduação que é a parte teórica e metodológica do Ensino Religioso, ao qual esse ensino se compromete em abordagens empíricas de transposições didáticas e pedagógicas dessa área. Nesse tocante, apresentamos iniciativas como um projeto de extensão para formação de professores de Ensino Religioso que apesar de estar em andamento podemos perceber que está obtendo resultados significativos para o reconhecimento do Ensino Religioso no currículo escolar que contribui para formação humana do cidadão, reconhecendo o outro e respeitando as diferenças, as particularidades diante da diversidade cultural religiosa.