Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLORESTANDO A PARTIR DA COMPREENSÃO DE CONCEITOS SOBRE ECOSSISTEMAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOSSISTEMA, MEIO AMBIENTE Pôster (PO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 22153
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1750
    "inscrito_id" => 10391
    "titulo" => "REFLORESTANDO A PARTIR DA COMPREENSÃO DE CONCEITOS SOBRE ECOSSISTEMAS"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de um projeto de ensino aplicado em uma escola  particular localizada na cidade de Gravatá – PE. O trabalho teve por objetivo conscientizar os alunos do Ensino Fundamental da necessidade de  preservar o meio ambiente e de desenvolver o senso crítico dos mesmos no que diz respeito as questões ambientais. Para tal, os alunos foram incentivados a usar os conhecimentos adquiridos para atuarem como agentes ambientais. O projeto foi desenvolvido em 5 etapas, que envolveram leitura e discussão de textos; recolhimento de materiais e sua posterior reciclagem; montagem de uma composteira; visita a um parque ecológico e questionário avaliativo. Como resultado, observou-se que, apesar de 95% dos alunos que responderam ao questionário avaliativo já terem conhecimento sobre os ecossistemas, 100% destes afirmaram que o projeto contribuiu para uma melhor compreensão sobre o assunto. Os entrevistados (100%) disseram que  que sentiram motivação para realizar as atividades propostas e 95% afirmaram estar mais comprometidos com as questões ambientais após participarem do projeto. Com estes resultados, espera-se que os alunos continuem a vivenciar o que foi aprendido durante a aplicação das atividades, que permaneçam comprometidos com as questões ambientais e que o projeto tenha contribuído de modo positivo para a formação do senso crítico dos educandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOSSISTEMA, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID10391_15082016140934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DANIELLE DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jdaniielle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 22153
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1750
    "inscrito_id" => 10391
    "titulo" => "REFLORESTANDO A PARTIR DA COMPREENSÃO DE CONCEITOS SOBRE ECOSSISTEMAS"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado de um projeto de ensino aplicado em uma escola  particular localizada na cidade de Gravatá – PE. O trabalho teve por objetivo conscientizar os alunos do Ensino Fundamental da necessidade de  preservar o meio ambiente e de desenvolver o senso crítico dos mesmos no que diz respeito as questões ambientais. Para tal, os alunos foram incentivados a usar os conhecimentos adquiridos para atuarem como agentes ambientais. O projeto foi desenvolvido em 5 etapas, que envolveram leitura e discussão de textos; recolhimento de materiais e sua posterior reciclagem; montagem de uma composteira; visita a um parque ecológico e questionário avaliativo. Como resultado, observou-se que, apesar de 95% dos alunos que responderam ao questionário avaliativo já terem conhecimento sobre os ecossistemas, 100% destes afirmaram que o projeto contribuiu para uma melhor compreensão sobre o assunto. Os entrevistados (100%) disseram que  que sentiram motivação para realizar as atividades propostas e 95% afirmaram estar mais comprometidos com as questões ambientais após participarem do projeto. Com estes resultados, espera-se que os alunos continuem a vivenciar o que foi aprendido durante a aplicação das atividades, que permaneçam comprometidos com as questões ambientais e que o projeto tenha contribuído de modo positivo para a formação do senso crítico dos educandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOSSISTEMA, MEIO AMBIENTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA10_ID10391_15082016140934.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:08"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DANIELLE DA SILVA BRITO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jdaniielle@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Este trabalho é resultado de um projeto de ensino aplicado em uma escola particular localizada na cidade de Gravatá – PE. O trabalho teve por objetivo conscientizar os alunos do Ensino Fundamental da necessidade de preservar o meio ambiente e de desenvolver o senso crítico dos mesmos no que diz respeito as questões ambientais. Para tal, os alunos foram incentivados a usar os conhecimentos adquiridos para atuarem como agentes ambientais. O projeto foi desenvolvido em 5 etapas, que envolveram leitura e discussão de textos; recolhimento de materiais e sua posterior reciclagem; montagem de uma composteira; visita a um parque ecológico e questionário avaliativo. Como resultado, observou-se que, apesar de 95% dos alunos que responderam ao questionário avaliativo já terem conhecimento sobre os ecossistemas, 100% destes afirmaram que o projeto contribuiu para uma melhor compreensão sobre o assunto. Os entrevistados (100%) disseram que que sentiram motivação para realizar as atividades propostas e 95% afirmaram estar mais comprometidos com as questões ambientais após participarem do projeto. Com estes resultados, espera-se que os alunos continuem a vivenciar o que foi aprendido durante a aplicação das atividades, que permaneçam comprometidos com as questões ambientais e que o projeto tenha contribuído de modo positivo para a formação do senso crítico dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.