Esta pesquisa objetiva discutir acerca da educação da mulher na metade do século XX. O estudo objetiva também, analisar a educação de meninas na Escola Doméstica de Macapá no período de 1944 à 1954. Metodologicamente, o estudo se apoia na pesquisa documental, que inclui Relatórios do Governo do Território do Amapá; Legislações Educacionais, Regulamento da Escola Doméstica de Macapá, Jornais locais e fotografias. As foram pesquisadas na Biblioteca Pública de Macapá, Arquivo Público de Macapá e antiga escola doméstica de Macapá. Observou-se que o núcleo moral do processo de escolarização pretendido era o cultivo do nacionalismo que objetivava fomentar o orgulho nacional e a educação era utilizada como instrumento dessa nacionalização. Com esta pesquisa compreendeu-se que a Escola Doméstica de Macapá, configurou-se como uma instituição filantrópica e confessional, que preocupava-se com a formação dos valores nacionalistas, o fortalecimento do modelo patriarcal de família, por meio da formação de meninas para o aprendizado das prendas domésticas, isto é, o aprimoramento da mulher na direção do lar. A pesquisa sobre as Escolas Domésticas revelou aspectos que até então estavam na invisibilidade, permitindo traçar um novo “quadro geral” das Escolas Domésticas no Brasil no século XX. Pesquisar a Escola Doméstica, no Amapá na segunda primeira metade do século XX, foi relevante pelo fato de contribuir para a (re)construção da história da educação na Amazônia, explicitando as especificidades da educação feminina, visando compreender, a partir dos contextos social, político, econômico e cultural, os fundamentos históricos da construção e organização das Escolas Domésticas no Amapá.