O estudo identificou o conflito de sujeitos nas práticas discursivas de língua Portuguesa em sala de aula no que se refere ao ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e, assim propor outra abordagem educacional através da identificação dessas revelações, perpassando pelo emprego do paradigma educacional emergente. Dessa forma, a metodologia do trabalho iniciou por meio da materialização discursiva do relato de alguns alunos em relação ao gosto das aulas de língua portuguesa e à crença de que língua portuguesa “é difícil”, provenientes, algumas vezes, da prática pedagógica do professor. O instrumento utilizado como ferramenta da pesquisa foi entrevista. A análise dessas entrevistas foi feita por meio de uma interpretação dos indicadores coletados de duas das sete perguntadas elencadas. Como embasamento teórico, adotei os estudos da Análise do Discurso Francesa – de Linha Foucaultiana. Na fundamentação, a Análise do Discurso contribuiu no sentido de considerar o pressuposto enunciativo-discursivo, em que o discurso e o contexto de produção dos textos requerem um ser sujeito de suas próprias histórias nas trocas comunicativas e, desta forma, adentrando no ensino de Língua Portuguesa por outro olhar para o conflito dos sujeitos nas práticas discursivas em sala de aula, considerando o paradigma educacional emergente no solo Epistemológico.