A educação brasileira atualmente exige dos profissionais metodologias de ensino inovadoras para acompanhar as mudanças que ocorrem tanto no contexto familiar quanto no social. Do contrário há a perda de interesse dos estudantes ocasionando o fracasso escolar. Para auxiliar a formação dos futuros profissionais que atuarão na Educação Básica foi criado o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que objetiva inserir os licenciandos no cotidiano de escolas públicas, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar. Este artigo aborda a contribuição dos subprojetos de física e biologia na melhoria no desempenho dos resultados dos alunos em avaliações externas, no caso, o ENEM, da escola Governador Adauto Bezerra localizada no município de Massapê-CE. A metodologia utilizada consistiu em uma entrevista direcionada a diretora e a coordenadora da área de ciências da Natureza, onde os assuntos abordados foram a atuação dos bolsistas e as possíveis contribuições dos subprojetos de Física e Biologia para a melhoria do desempenho dos estudantes em avaliações externas, em particular o ENEM. Os resultados demonstraram que a relação entre alunos e bolsistas é satisfatória, pois os alunos criam uma empatia pelos bolsistas. A Diretora e Coordenadora concordam que o PIBIB influencia a qualidade do ensino na escola, pois despertam o interesse dos alunos e o aprendizado se dá de forma mais significativa e em relação à melhora no desempenho dos alunos em avaliações externas, como o ENEM, ambas afirmam que o PIBID tem sua contribuição. Conclui-se que os bolsistas de graduação do PIBID de Física e Biologia contribuem positivamente para a melhoria do ensino, além de influenciar na formação dos bolsistas de graduação.